Gestão de resíduos pós consumo: Uma proposição de logística reversa para o esmalte de unhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117019318

Palavras-chave:

Logística reversa, Esmalte de unha, Impacto ambiental

Resumo

No Brasil, perde-se cerda de 8 bilhões de reais por ano em matérias-primas que possuem potencial para recuperação/reciclagem, no entanto resíduos como vidro, plástico, alumínio, papel, papelão, são pouco utilizados. Diferentemente de outros países, no Brasil ainda não há legislação que estabeleça uma coleta seletiva para resíduos como o do esmalte de unhas. Poucas são as iniciativas privadas e não há contrapartida por parte do governo. Países como França, EUA, Inglaterra, integram o esmalte de unha à categoria de resíduos domésticos perigosos, e há coletas específicas para tais resíduos. Devido a escassez de trabalhos científicos, principalmente nacionais, sobre os impactos associados ao descarte inadequado do esmalte de unhas, os dados utilizados para elaboração das bases conceituais para o modelo de logística reversa foram principalmente oriundos dos levantamentos realizados por Thode-Filho et al. (2014). Portanto, a proposição do modelo de logística reversa objetivado neste trabalho corrente representa os dados qualitativos e quantitativos do município de Duque de Caxias, no entanto podem ser entendidos e aplicados de forma comparativa em qualquer município do Brasil. Este trabalho demonstrou, ainda que preliminarmente, a existência de metodologias e mecanismos para a mitigação dos impactos ambientais gerados pelos resíduos do esmalte de unhas. No entanto, são necessários estímulos, conscientização da população e o desenvolvimento de políticas públicas para que se torne efetivo o que é apresentado e demonstrado teoricamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Thode Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Administrador de Empresas, Especialista em Logística e Gestão da Qualidade, Mestre em Engenharia de Produção, Doutorando em Ciências Ambientais. Atualmente, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Duque de Caxias e Coordenador de Pesquisa e Inovação. Atua com desenvolvimento de Tecnologias Ambientais e Bioprodutos no Laboratório Multidisciplinar de Gerenciamento de Resíduos (LMGR) em projetos de Reuso de Óleo Vegetal Residual, Prospecção de Novas Fontes de Biocombustíveis, Reuso da Borra de Café, Reuso de Resíduos de Poda de Árvores Urbanas, Valoração Econômica de Danos Ambientais, Obtenção de Bioplástico a partir do resíduo do soro de leite e derivados UFRJ-IMA / IFRJ-LMGR e Ações de Educação Ambiental.

Marcelo Fonseca Monteiro de Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Químico, Mestre em Engenharia

Isadora Bastos Talhas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Licenciada em Química pela Universidade do Grande Rio (2011) e técnica de laboratório do IFRJ, Campus Duque de Caxias

Julieta Laudelina Paiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Meio Ambiente pela Universidade Do Estado do Rio de Janeiro

Referências

ABRE. (2013). Associação Brasileira de Embalagem. Online News. Disponível em: <http://www.abre.org.br/noticias/mercado-de-esmaltes-no-pais-cresceu-126-no-ano-passado/>. Acesso em 10 out. 2013.

ABRELPE (2013). Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil. São Paulo: ABRELPE.

BARBIERI, J. C. (2007).Gestão Ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2a ed. São Paulo: Saraiva.

BERTAGLIA, P. R. (2003). Logistica e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. (2000). Metodologia de gestão para adensamento de cadeias produtivas. Brasília: MDIC: SEBRAE.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da [União]. Brasília, DF, 3 agosto 2010a.

BRASIL. Presidência da República. Regulamenta a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, e dá outras providências. Diário Oficial da [União]. Brasília, DF, 23 dez. 2010b.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Logística Reversa. Disponível em: <http://bit.ly/Ls7LM9>. Acesso em: 30 jan. 2014.

CAMPOS, H. K. T. (2012) Renda e evolução da geração per capita de resíduos sólidos no Brasil. Revista Eng. Sanit. Ambient., Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 171-180.

CHAVES, G. L. D.; BATALHA, M. O. (2006). Os Consumidores Valorizam a Coleta de Embalagens Recicláveis? Um Estudo de caso da Logística Reversa em uma Rede de Hipermercados. Revista Gestão & Produção, São Paulo, V.13, n3, p.423, set-dez.

FEIFEI, S. (2013). Nail Polish Sales Hit Record $768 Million in U.S. Time Style. Disponível em: <http://style.time.com/2013/01/28/nail-polish-sales-hit-record-768-million-in-u-s/> Acesso em: 15 jan. 2014.

GONÇALVES, P. (2006). Gestão de Resíduos Sólidos: Conceitos, Experiências e Alternativas. In: SEMINÁRIO CADEIA PRODUTIVA DA

RECICLAGEM E LEGISLAÇÃO COOPERATIVISTA, 2006, Juiz de Fora. Anais... MG: Juiz de Fora.

INSTITUTO BRASILEIRO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE. (1999) Manual de metodologia de gestão para adensamento de cadeias produtivas. Curitiba.

IPEA. (2012). Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Industriais. Brasília. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/120927_relatorio_residuos_solidos_industriais.pdf>. Acesso em 1 Jun. 2014.

LEITE, P. R. (2011). Conselho de Logística Reversa do Brasil. Disponível em: <http://www.clrb.com.br/site/> Acesso em: 05 maio. 2013.

MACHADO, A. M., & LONGO, E. (2012). Descarte de esmalte na natureza pode poluir meio ambiente. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/05/descarte-de-esmalte-na-natureza-pode-poluir-meio-ambiente-diz-especialista-de-sao-carlos.htmL>. Acesso em 09 de fev. 2014.

MEIRELES, M. E. F.; ALVES, J. C. M. (2013).Gestão de resíduos: As possibilidades de construção de uma rede solidária entre associações de catadores de materiais recicláveis. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, Niterói, v. 8, n. 2, p. 160-170.

MONTEIRO, J. H. P.; ZVEIBIL, V. Z. (2001).Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: IBAM.

MUCELIN, C.A. & BELLINI, M. (2008). Lixo e Impactos Ambientais no Ecossistema Urbano. Sociedade & Natureza, Uberlândia.

PINHO, A. F.; LEAL, F.; ALMEIDA, D. A. (2007).Combinação entre as técnicas de fluxograma e mapa de processo no mapeamento de um processo produtivo. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Foz do Iguaçu. Anais do XXVII Enegep.

SILVA, E. R.; CARMO, E. C. L.; GONÇALVES, P.; BENTO, R. F. P.; MATTOS, U. A. O. (2010). Planejamento participativo para a implantação da coleta seletiva solidária no estado do Rio de Janeiro, RJ: Ações e resultados. In: VI Congresso nacional de excelência em gestão, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Niterói: UFF.

SOUZA, A. G.; LOPES, A. C. V. (2008).Contribuição da Logística Reversa de Embalagens Agrotóxicas para a Preservação do Meio Ambiente: um Estudo de Caso da Aregran. In. XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, Abepro.

THODE-FILHO; S. CALDAS, M. A. F. (2008a). O uso da tecnologia da informação que integra a cadeia produtiva nas pequenas empresas do comércio varejista do município do Rio de Janeiro. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Niterói: UFF.

THODE-FILHO, S. CALDAS, M. A. F. (2008b).O gerenciamento da informação nas micro e pequenas empresas. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2008, Resende. Anais... Resende: Associação Educacional Dom Bosco.

THODE FILHO, S., DA SILVEIRA MARANHÃO, F., DA PAIXÃO, C. P. S., DA COSTA, A. P. D. S., DE ALMEIDA, T. M., & TALHAS, I. B. (2014). ASPECTOS RELACIONADOS AO USO E DESCARTE DO ESMALTE DE UNHAS: UM ESTUDO PRELIMINAR NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS-RJ. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 18, 24-29.

WANG, Y.; YU, J.; ZHAO, X.; LU, T.; DU, J.; HUANG, X. (2010). Research on the Life Cycle Analysis of the Reverse Supply Chain of the Lead Acid Batteries In: BIOINFORMATICS AND BIOMEDICAL ENGINEERING, 4rd International Conference on, 2010, Beijing. Anais… China: IEEE, p. 1-6.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

Thode Filho, S., Sena, M. F. M. de, Talhas, I. B., Paiva, J. L., & Marques, M. R. da C. (2015). Gestão de resíduos pós consumo: Uma proposição de logística reversa para o esmalte de unhas. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 441–449. https://doi.org/10.5902/2236117019318

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>