Sustentabilidade ambiental e postulados termodinâmicos à luz da obra de Nicholas Georgescu-Roegen

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117016919

Palavras-chave:

Sustentabilidade ambiental, Entropia, Educação Ambiental Crítica

Resumo

Este ensaio trata do tema da sustentabilidade ambiental a partir da Segunda Lei da Termodinâmica - Lei da Entropia -, tendo como referência as discussões do economista e matemático Nicholas Georgescu-Roegen sobre os limites ambientais ao desenvolvimento econômico. Ao considerar a Entropia como a mais econômica de todas as leis físicas, o autor analisa as inevitáveis consequências entrópicas das atividades humanas; criticando a tese do equilíbrio entre meio ambiente e desenvolvimento econômico, coloca em xeque o próprio conceito de desenvolvimento sustentável. As bases teóricas de suas ideias, fundamentadas nos postulados clássicos das ciências da natureza, trazem contribuições importantes à perspectiva crítica da Educação Ambiental e à educação científica.

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Biografia do Autor

Leila Cristina Aoyama Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda Programa de Educação Científica e Tecnológica - UFSC Mestre em Ensino de Ciências, linha Educação Ambiental - UFMS Licenciada em Biologia pela UFMT Professora titular da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT)- Departamento de Metodologia da Educação. Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Diretor Geral da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Barbosa, L. C. A., & Marques, C. A. (2015). Sustentabilidade ambiental e postulados termodinâmicos à luz da obra de Nicholas Georgescu-Roegen. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1124–1132. https://doi.org/10.5902/2236117016919

Edição

Seção

EDUCAÇÃO AMBIENTAL