Sustentabilidade ambiental e postulados termodinâmicos à luz da obra de Nicholas Georgescu-Roegen

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117016919

Schlagworte:

Sustentabilidade ambiental, Entropia, Educação Ambiental Crítica

Abstract

Este ensaio trata do tema da sustentabilidade ambiental a partir da Segunda Lei da Termodinâmica - Lei da Entropia -, tendo como referência as discussões do economista e matemático Nicholas Georgescu-Roegen sobre os limites ambientais ao desenvolvimento econômico. Ao considerar a Entropia como a mais econômica de todas as leis físicas, o autor analisa as inevitáveis consequências entrópicas das atividades humanas; criticando a tese do equilíbrio entre meio ambiente e desenvolvimento econômico, coloca em xeque o próprio conceito de desenvolvimento sustentável. As bases teóricas de suas ideias, fundamentadas nos postulados clássicos das ciências da natureza, trazem contribuições importantes à perspectiva crítica da Educação Ambiental e à educação científica.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Leila Cristina Aoyama Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda Programa de Educação Científica e Tecnológica - UFSC Mestre em Ensino de Ciências, linha Educação Ambiental - UFMS Licenciada em Biologia pela UFMT Professora titular da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT)- Departamento de Metodologia da Educação. Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Diretor Geral da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química.

Literaturhinweise

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio: pesquisa em educação e ciências, v. 03, n. 03, p. 01-13, jun. 2001. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/44/203>. Acesso em: 12 jan. 2013.

CECHIN, A. D. Georgescu-roegen e o desenvolvimento sustentável: diálogo ou anátema? In: LÉNA, P.; NASCIMENTO, E. P. do (orgs). Enfrentando os limites do crescimento: sustentabilidade, decrescimento e prosperidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012, p. 349-370.

CECHIN, A. D. Georgescu-Roegen e o desenvolvimento sustentável: diálogo ou anátema? São Paulo: USP, 2008. 208 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, Universidade de São Paulo, 2008.

GEORGESCU-ROEGEN, N. O decrescimento: entropia, ecologia, economia. São Paulo: Senac São Paulo, 2012.

GRINEVALD, J.; RENS, I. Prefácio à segunda edição. In: GEORGESCU-ROEGEN, N. O decrescimento: entropia, ecologia, economia. São Paulo: Senac São Paulo, 2012, p. 17-46.

LAYRARGUES, P. P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P. P. & CASTRO, R. de S. (Orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002, p. 179-219.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 7, 2011, Ribeirão Preto, Anais... Ribeirão Preto: USP, 2011. 1 CD-ROM.

LÉNA, P. Os limites do crescimento econômico e a busca pela sustentabilidade: uma introdução ao debate. In: LÉNA, P.;

NASCIMENTO, E. P. do (orgs). Enfrentando os limites do crescimento: sustentabilidade, decrescimento e prosperidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012, p. 23-44.

LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012. AUTOR2, 2014.

MEIRA, P.; SATO, M. Só os peixes mortos não conseguem nadar contra a correnteza. Revista de Educação Pública, v.14, n.25, p. 17-31, 2005. Disponível em: <http://www.cpd1.ufmt.br/gpea/pub/meira&sato_2005.pdf>. Acesso em: 14 out. 2009.

MONTIBELLER-FILHO, G. O mito do desenvolvimento sustentável: meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

MUNCK, L.; CELLA-DE-OLIVEIRA, F. A.; BANSI, A. C. Ecoeficiência: uma análise das metodologias de mensuração e seus respectivos indicadores. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 183-199, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.revistargsa.org/rgsa/article/view/183-199/pdf_35>. Acesso em: 20 dez. 2012.

STAHEL, A. W. Capitalismo e entropia: os aspectos ideológicos de uma contradição e uma busca de alternativas sustentáveis. In:

CAVALCANTI, C. (Org.) Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 1995, p. 104-127.

VEIGA, J. E. da. A condição biofísica do desenvolvimento. In: GEORGESCU-ROEGEN, N. O decrescimento: entropia, ecologia, economia. São Paulo: Senac São Paulo, 2012, p. 09-14.

WCED - World Commission on Environment and Deve¬lopment. Our common future. Oxford: Oxford University Press, 1987.

Veröffentlicht

2015-03-31

Zitationsvorschlag

Barbosa, L. C. A., & Marques, C. A. (2015). Sustentabilidade ambiental e postulados termodinâmicos à luz da obra de Nicholas Georgescu-Roegen. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1124–1132. https://doi.org/10.5902/2236117016919

Ausgabe

Rubrik

ENVIRONMENTAL EDUCATION