Segmentação do mercado consumidor do Distrito Federal conforme o seu comportamento ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117016654

Palavras-chave:

Segmentação, Marketing ambiental, Marketing social, Análise fatorial

Resumo

A segmentação de mercado é importante para entender os anseios de um grupo de consumidores. Com a segmentação é possível direcionar as forças e as ações de marketing ambiental e social para um determinado grupo, surtindo efeito, pois o produto ou a mensagem suprirá as necessidades ou desejos específicos. O objetivo deste trabalho é segmentar o consumidor do Distrito Federal - DF conforme o seu comportamento ambiental. Para tanto, a partir de uma amostra aleatória de 131 questionários, aplicou-se o método da análise fatorial para definir as dimensões representativas do comportamento ambiental dos moradores do DF. A análise revelou a existência de quatro dimensões, dividindo os consumidores do DF nos segmentos: 1) “Preocupados com a poluição do lixo”; 2) “Altamente conscientes com a questão ambiental”; 3) “Preocupados com o impacto financeiro pelo desperdício de recursos”; 4) “Despreocupados com o meio ambiente”. Exceto para os “despreocupados com o meio ambiente”, as estratégias de marketing ambiental e social podem ser efetivas, desde que considerem as necessidades diferenciadas dos grupos especificados. Enquanto os “preocupados com a poluição do lixo” valorizam o reconhecimento social de suas ações, os “preocupados com o impacto financeiro pelo desperdício de recursos” priorizam vantagens econômicas diretas ou indiretas das mesmas. Para os “altamente conscientes com a questão ambiental” o mais importante é demonstrar a efetividade de ações verdes, não importando se essas vão promover algum reconhecimento social ou aferir alguma vantagem econômica para o segmento.

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Biografia do Autor

Alexandre Nascimento de Almeida, Universidade de Brasília, Planaltina, DF

Gestão Ambiental, Marketing Ambiental

Elivaldo Ribeiro de Santana, Universidade de Brasília, Planaltina, DF

Gestão Ambiental, Marketing Ambiental

Andréa de Oliveira Gonçalves, Universidade de Brasília, Planaltina, DF

Gestão do Agronegócio, Marketing no Agronegócio

Humberto Angelo, Universidade de Brasília, Planaltina, DF

Engenharia Florestal, Economia e Política Florestal

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Almeida, A. N. de, Santana, E. R. de, Gonçalves, A. . de O., & Angelo, H. (2015). Segmentação do mercado consumidor do Distrito Federal conforme o seu comportamento ambiental. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 451–460. https://doi.org/10.5902/2236117016654

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

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