Segmentação do mercado consumidor do Distrito Federal conforme o seu comportamento ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117016654Palavras-chave:
Segmentação, Marketing ambiental, Marketing social, Análise fatorialResumo
A segmentação de mercado é importante para entender os anseios de um grupo de consumidores. Com a segmentação é possível direcionar as forças e as ações de marketing ambiental e social para um determinado grupo, surtindo efeito, pois o produto ou a mensagem suprirá as necessidades ou desejos específicos. O objetivo deste trabalho é segmentar o consumidor do Distrito Federal - DF conforme o seu comportamento ambiental. Para tanto, a partir de uma amostra aleatória de 131 questionários, aplicou-se o método da análise fatorial para definir as dimensões representativas do comportamento ambiental dos moradores do DF. A análise revelou a existência de quatro dimensões, dividindo os consumidores do DF nos segmentos: 1) “Preocupados com a poluição do lixo”; 2) “Altamente conscientes com a questão ambiental”; 3) “Preocupados com o impacto financeiro pelo desperdício de recursos”; 4) “Despreocupados com o meio ambiente”. Exceto para os “despreocupados com o meio ambiente”, as estratégias de marketing ambiental e social podem ser efetivas, desde que considerem as necessidades diferenciadas dos grupos especificados. Enquanto os “preocupados com a poluição do lixo” valorizam o reconhecimento social de suas ações, os “preocupados com o impacto financeiro pelo desperdício de recursos” priorizam vantagens econômicas diretas ou indiretas das mesmas. Para os “altamente conscientes com a questão ambiental” o mais importante é demonstrar a efetividade de ações verdes, não importando se essas vão promover algum reconhecimento social ou aferir alguma vantagem econômica para o segmento.
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