Determinantes da qualidade dos Estudos de Impacto Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117016651

Palavras-chave:

Avaliação de impacto ambiental, Licenciamento ambiental, EIA

Resumo

No Brasil, a realização de atividade que cause impacto ambiental significativo necessita licença ambiental. A obtenção dessa licença é vinculada a apresentação dos Estudos de Impacto Ambiental – EIA. O problema é que esses estudos tem apresentado uma baixa qualidade, contribuindo para tornar o processo de licenciamento menos efetivo. O objetivo do estudo é analisar os determinantes da qualidade dos Estudos de Impacto Ambiental. Para tanto, a partir das respostas de 74 questionários aplicados aos analistas ambientais do IBAMA, foi elaborado um modelo de regressão múltipla. O modelo considerou como variável dependente a percepção da qualidade dos EIA e como variáveis explicativas as deficiências que afetam a qualidade dos estudos. Os determinantes da qualidade dos EIA estiveram relacionadas à falta de competência na coordenação dos estudos e, principalmente, a baixa qualidade das suas análises técnicas. Além disso, os analistas perceberam uma relação direta e significativa entre a complexidade dos estudos com a qualidade dos mesmos.

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Biografia do Autor

Alexandre Nascimento de Almeida, Universidade de Brasília, Planaltina, DF

Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental

Luiz Honorato da Silva Junior, Universidade de Brasília, Planaltina, DF

Gestão Ambiental, Economia e Meio Ambiente

Andre Nunes, Universidade de Brasília, Planaltina, DF

Gestão Ambiental, Administração e Economia

Humberto Angelo, Universidade de Brasília, Planaltina, DF

Engenharia Florestal, Economia e Política Florestal

Referências

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Almeida, A. N. de, Silva Junior, L. H. da, Nunes, A., & Angelo, H. (2015). Determinantes da qualidade dos Estudos de Impacto Ambiental. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 442–450. https://doi.org/10.5902/2236117016651

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

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