Educação integral em tempo integral: o planejamento como ferramenta na gestão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015089Palavras-chave:
Planejamento, Educação Integral, Desafio.Resumo
O gestor escolar é responsável pela parte administrativa da escola, entretanto sua maior responsabilidade é voltar a atenção para os sujeitos da existência da escola: os educandos. Este estudo permite aprofundar o conhecimento da realidade organizacional e ambiental da escola, a partir de um caso real. O objetivo principal é apresentar aos gestores das unidades de educação integral em tempo integral, ferramentas que auxiliem na construção do planejamento estratégico, para melhor administração das escolas. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem de caráter exploratório, descritivo e conclusivo. Para coleta de dados foram utilizados questionários estruturados. Os dados foram tabulados e analisados por meio da matriz SWOT. Após, foi construído o plano de ações, que evidenciam sugestões a serem colocadas em práticas. A pesquisa apontou a necessidade de qualificar os gestores no intuito de identificar e superar os desafios existentes e a necessidade do planejamento estratégico no cotidiano da vida escolar. Conclui-se que há um grande caminho a ser trilhado e várias barreiras a serem vencidas, principalmente no planejamento das ações que serão implantadas no ambiente escolar.
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