Educação integral em tempo integral: o planejamento como ferramenta na gestão

Autori

  • Sergio Begnini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Andreia Casagrande Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015089

Parole chiave:

Planejamento, Educação Integral, Desafio.

Abstract

O gestor escolar é responsável pela parte administrativa da escola, entretanto sua maior responsabilidade é voltar a atenção para os sujeitos da existência da escola: os educandos.  Este estudo permite aprofundar o conhecimento da realidade organizacional e ambiental da escola, a partir de um caso real. O objetivo principal é apresentar aos gestores das unidades de educação integral em tempo integral, ferramentas que auxiliem na construção do planejamento estratégico, para melhor administração das escolas. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem de caráter exploratório, descritivo e conclusivo. Para coleta de dados foram utilizados questionários estruturados. Os dados foram tabulados e analisados por meio da matriz SWOT. Após, foi construído o plano de ações, que evidenciam sugestões a serem colocadas em práticas. A pesquisa apontou a necessidade de qualificar os gestores no intuito de identificar e superar os desafios existentes e a necessidade do planejamento estratégico no cotidiano da vida escolar. Conclui-se que há um grande caminho a ser trilhado e várias barreiras a serem vencidas, principalmente no planejamento das ações que serão implantadas no ambiente escolar.

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Biografie autore

Sergio Begnini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Bacharel em Administração.

Andreia Casagrande, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Mestranda em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Especialista em Gestão Empresarial. Bacharel em Administração.

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Pubblicato

2015-02-02

Come citare

Begnini, S., & Casagrande, A. (2015). Educação integral em tempo integral: o planejamento como ferramenta na gestão. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(4), 1430–1442. https://doi.org/10.5902/2236117015089

Fascicolo

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