O GÊNERO TEXTUAL FOLDER A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Maria Anunciada Nery Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Aurean de Paula Carvalho Instituto Federal do Tocantins- IFTO

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117013794

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Água, Folder.

Resumo

Baseado na integração dos conhecimentos sobre educação ambiental e linguagem enquanto interação e prática social, numa perspectiva interdisciplinar, este estudo é derivado de um projeto de extensão desenvolvido por professores e alunos do IFTO – Campus Porto Nacional, no ano de 2012. O projeto envolveu as áreas de Meio Ambiente e Língua Portuguesa e teve como objetivo analisar a qualidade da água usada por uma comunidade quilombola na produção agroindustrial e a partir dos resultados produzir um folder com informações e orientações sobre o uso sustentável do recurso hídrico, desenvolvendo, dessa forma, um trabalho de educação ambiental. Neste artigo será descrita a segunda etapa do projeto a qual consistiu na elaboração do gênero textual folder. Os resultados demonstram que é possível aliar o ensino de Língua Portuguesa à Educação Ambiental, possibilitando abordar os temas transversais por meio do trabalho com os gêneros textuais.

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Biografia do Autor

Maria Anunciada Nery Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com atuação nos seguintes temas: produção textual, gêneros, letramento e formação docente. Possui artigos publicados em livros, revistas e anais de congressos. Atualmente é professora do Instituto Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional, atuando no ensino superior e médio.

Aurean de Paula Carvalho, Instituto Federal do Tocantins- IFTO

Doutor em Engenharia Agrícola pela UFCG e professor do Instituto Federal do Tocantins- IFTO

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

Rodrigues, M. A. N., & Carvalho, A. de P. (2014). O GÊNERO TEXTUAL FOLDER A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 982–989. https://doi.org/10.5902/2236117013794

Edição

Seção

ARTIGOS