O GÊNERO TEXTUAL FOLDER A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autor/innen

  • Maria Anunciada Nery Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Aurean de Paula Carvalho Instituto Federal do Tocantins- IFTO

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117013794

Schlagworte:

Educação Ambiental, Água, Folder.

Abstract

Baseado na integração dos conhecimentos sobre educação ambiental e linguagem enquanto interação e prática social, numa perspectiva interdisciplinar, este estudo é derivado de um projeto de extensão desenvolvido por professores e alunos do IFTO – Campus Porto Nacional, no ano de 2012. O projeto envolveu as áreas de Meio Ambiente e Língua Portuguesa e teve como objetivo analisar a qualidade da água usada por uma comunidade quilombola na produção agroindustrial e a partir dos resultados produzir um folder com informações e orientações sobre o uso sustentável do recurso hídrico, desenvolvendo, dessa forma, um trabalho de educação ambiental. Neste artigo será descrita a segunda etapa do projeto a qual consistiu na elaboração do gênero textual folder. Os resultados demonstram que é possível aliar o ensino de Língua Portuguesa à Educação Ambiental, possibilitando abordar os temas transversais por meio do trabalho com os gêneros textuais.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Maria Anunciada Nery Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com atuação nos seguintes temas: produção textual, gêneros, letramento e formação docente. Possui artigos publicados em livros, revistas e anais de congressos. Atualmente é professora do Instituto Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional, atuando no ensino superior e médio.

Aurean de Paula Carvalho, Instituto Federal do Tocantins- IFTO

Doutor em Engenharia Agrícola pela UFCG e professor do Instituto Federal do Tocantins- IFTO

Literaturhinweise

BACELAR, B. M. F.; PINHEIRO, T. S. M.; LEAL, M. F.; PAZ, Y. M.; LIMA, A. S. T.; ALBUQUERQUE, C. G.; CORRÊA, M. M.; CORDEIRO, I.; SILVA, V. L.; EL-DEIR, S. Metodologia para elaboração de cartilhas em projeto de Educação Ambiental em micro e pequenas Empresas. In: IX JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Anais.Recife, 2009. (CD-ROM).

CARRERA, F.: Cidade Sustentável. Utopia ou Realidade? – Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2005.

CONDEIXA, G; BODRA, J. 1973. Utilização de folhetos: Um projeto em tecnologia da educação. São Paulo, Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

FERREIRA, H. M. A transversalidade nas aulas de língua portuguesa: a educação ambiental em questão. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs). Gêneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.

KARWOSKI, A. M. Estratégias de leitura de folders. In: Estudos Linguísticos XXXIV, p. 698 -701. 2005.

Veröffentlicht

2014-08-31

Zitationsvorschlag

Rodrigues, M. A. N., & Carvalho, A. de P. (2014). O GÊNERO TEXTUAL FOLDER A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 982–989. https://doi.org/10.5902/2236117013794

Ausgabe

Rubrik

ARTICLES