GESTÃO AMBIENTAL SOB A ÓTICA DE UM CENTRO AUTOMOTIVO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE SANTA MARIA/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117013631Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Centro Automotivo, Resíduos, Sistema de Gestão Ambiental (SGA).Resumo
Para as empresas ligadas ao setor automobilístico a preocupação com o meio ambiente é primordial, principalmente por gerar grande quantidade e variedade de resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Para Andrade et al (2002), uma das estratégias para essas organizações é aprimorar seus processos produtivos, com a eliminação/redução de perdas e geração de resíduos ao longo da cadeia de valor. O objetivo desse estudo é de identificar a aplicabilidade de um programa de gestão ambiental em um Centro Automotivo localizado na cidade de Santa Maria/RS. Para isso realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfica e descritiva, de abordagem qualitativa tendo como estratégia o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada junto ao gestor da empresa e questionário previamente estruturado aplicado aos colaboradores. Os resultados obtidos mostram que a empresa procura descartar resíduos de forma ambientalmente correta, ainda que necessite aprimorar esses processos. Em relação à implementação do SGA, faz-se importante mensurar os custos com todos os benefícios proporcionados à empresa, tais como, reforço de uma imagem positiva da empresa, conformidade perante as leis ambientais, ambiente de trabalho limpo e seguro, redução do risco de acidentes e do descarte inapropriado de resíduos.
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