ANÁLISE DO MONITORAMENTO DO ÍNDICE MUNICIPAL DE ALERTA (IMA) NO ESTADO DO CEARÁ: AVANÇOS E DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS NO PERÍODO DE 2004 A 2010

Autores

  • Cleyber Nascimento de Medeiros Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE Analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE
  • Daniel Dantas Moreira Gomes Universidade de Pernambuco
  • Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117013585

Palavras-chave:

Índice Municipal de Alerta, Adversidades Climáticas, Estado do Ceará.

Resumo

O presente estudo visa realizar o monitoramento do Índice Municipal de Alerta (IMA) no período compreendido entre os anos de 2004 a 2010, objetivando colaborar para os avanços e desafios dos municípios frente às orientações preventivas sobre as adversidades climáticas no contexto do semiárido no Estado do Ceará, tendo como base de análise e reflexão o relatório publicado anualmente pelo IPECE. Verificou-se que os municípios de Independência, Madalena, Penaforte e Tauá sempre estiveram na classe de alta vulnerabilidade. Estes municípios possuem como característica principal possuírem baixos índices pluviométricos, sendo também vulneráveis no tocante à produção agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyber Nascimento de Medeiros, Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE Analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE

Possui graduação em Estatística (2001) e mestrado em Geociências (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência em estatística e geoprocessamento, com ênfase em sistema de informações geográficas, sensoriamento remoto, processamento digital de imagens e geoestatística, atuando em pesquisas na área geoambiental e socioeconômica. É servidor de carreira do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), e atualmente cursa o doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará.

Daniel Dantas Moreira Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor Assistente da Universidade de Pernambuco. Possui graduação em Geografia e Especialização em Geoprocessamento aplicado a ánalise ambiental e ao recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Ceará (2008 e 2010), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e cursa doutorado em Geologia pela mesma universidade. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Bacia Hidrográfica, Mapeamento ambiental, Geotecnologia e Monitoramento Ambiental.

Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque, Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Mestre em Geografia, Especialista em Geoprocessamento e Geógrafo pela UECE. Integrante do GRUPO DE PESQUISA cadastrado no CNPq intitulado SEMIÁRIDO BRASILEIRO E O CONTEXTO GEOAMBIENTAL, nas seguintes Linhas de Pesquisa: Bacias Hidrográficas como Unidade de Planejamento e Geoprocessamento Aplicado a Estudos Ambientais e Geográficos. Analista do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE. Representante do Estado do Ceará no Fórum Regional Nordeste da Comissão Nacional de Cartografia - FRNE/CONCAR. É coordenador do Serviço Pastoral dos Migrantes - SPM no município de Horizonte - CE. Tenho conhecimento na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Geografia Física e na aplicabilidade das técnicas de Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, recursos hídricos, bacia hidrográfica, relação sociedade e natureza, além de conhecimentos que envolvem as questões migratórias.

Referências

BURROUGH, P.A. (1987). Principles of geographical information systems for land resources assessment. Oxford: Claredon Press, 193p.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ (1998). Diagnóstico e Macrozoneamento Ambiental do Estado do Ceará: Diagnóstico Geoambiental. v.1. Fortaleza: Convênio FCPC/Semace, 256p.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) (Ceará). Índice Municipal de Alerta–IMA 2004. Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br>. Acesso em: 27 dez. 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) (Ceará). Índice Municipal de Alerta–IMA 2005. Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br>. Acesso em: 27 dez. 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) (Ceará). Índice Municipal de Alerta–IMA 2006. Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br>. Acesso em: 27 dez. 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) (Ceará). Índice Municipal de Alerta–IMA 2007. Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br>. Acesso em: 27 dez. 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) (Ceará). Índice Municipal de Alerta–IMA 2008. Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br>. Acesso em: 27 dez. 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) (Ceará). Índice Municipal de Alerta–IMA 2009. Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br>. Acesso em: 27 dez. 2012.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) (Ceará). Índice Municipal de Alerta–IMA 2010. Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br>. Acesso em: 27 dez. 2012.

FLORENZANO, T.G. (2007). Iniciação em Sensoriamento Remoto. São Paulo: Oficina de Textos, 128p.

FRANÇA, Á.E.D.; ACCIOLY, L.J.O.; OLIVEIRA, A.K.C. (2002). Reflexos da Desertificação no Nordeste do Brasil. Recife: Embrapa Solos UEP, 5p.

LEITE, F.R.B.; OLIVEIRA, S.B.P.; BARRETO, M.M.S.; CARVALHO, G.M.B.S; FILHO, M.R.F. (2003). Degradação Ambiental e Susceptibilidade aos Processos de Desertificação na Região do Médio Jaguaribe- CE. Anais XI SBSR, Belo Horizonte, Brasil, p. 1315 - 1322.

MEDEIROS, C.N.; ARAGÃO, M.C.A.; GOMES, D.D.M; ALBUQUERQUE, E.L.S. (2013). Utilização de software livre para disponibilização de dados georreferenciados na internet: caso do sistema Ceará em mapas interativo. Revista Brasileira de Cartografia, v. 65, p.25-34.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA) (Brasil) (2010). PAE - Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação. Fortaleza: Ministério do Meio Ambiente. Secretaria dos Recursos Hídricos, 372p.

SOUZA, M.J.N.; LIMA, L.C.; MORAES, J.O. (2000). Compartimentação Territorial e Gestão Regional do Ceará. Fortaleza: ed. Funece, 268p.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Medeiros, C. N. de, Gomes, D. D. M., & Albuquerque, E. L. S. (2014). ANÁLISE DO MONITORAMENTO DO ÍNDICE MUNICIPAL DE ALERTA (IMA) NO ESTADO DO CEARÁ: AVANÇOS E DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS NO PERÍODO DE 2004 A 2010. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 816–825. https://doi.org/10.5902/2236117013585

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)