Análise quantitativa de risco: Paiol de explosivos utilizados no processo de canhoneio de um poço de petróleo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117012425Palavras-chave:
Canhoneio, Cargas Explosivas, Segurança no Trabalho, Probit, Análise Quantitativa de RiscosResumo
O presente estudo busca realizar uma análise quantitativa dos riscos presentes no armazenamento de cargas explosivas utilizadas no processo de canhoneio, técnica usada no processo de completação de poços de petróleo, que visa a comunicação limpa e efetiva entre o poço e a formação. Esse processo se refere à perfuração do revestimento, do cimento e da formação através de cargas explosivas.Por meio de cenários distintos, pode-se quantificar por meio do método probit os riscos oriundos nos paióis de cargas explosivas e radioativas utilizadas no serviço de canhoneio, com o dimensionamento das áreas de vulnerabilidade e riscos associados às atividades desenvolvidas. Os dados foram coletados e utilizados para a quantificação dos riscos de cada cenário, onde por meio dos resultados pode-se interpretar e mostrar o quanto o raio de trabalho em relação aos paióis são atingidos caso algum sinistro ocorra. Os resultados obtidos com o trabalho demonstraram os impactos que um acidente envolvendo cargas explosivas causaria no local e em sua vizinhança. Com o conhecimento do volume total de explosivos presentes no paiol, pode-se quantificar a distância mínima atingida devido aos cenários estudados.
Downloads
Referências
ANP. Disponivel em: www.anp.gov.br. Acesso em: 15/11/2013.
CETESB. Manual de orientação para elaboração de estudos de análise de riscos. 2000.
THOMAS, J.E, organizador.Fundamentos de Engenharia de Petróleo. ed. Interciência, Rio de Janeiro, 2001.
GUIA TRABALHISTA. Norma Regulamentadora Nº 19 – Explosivos. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr19.htm>. Acesso em: 20 Nov. 2013.
DINIZ, F; OLIVEIRA,L,F; BARDY,M; VISCO,N. Apostila do Curso Sobre Estudo de Análise de Riscos e Programas de Gerenciamento de Riscos.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/sqa_pnla/_arquivos/_7.pdf>.
Acesso em: 18 NOV.2013.
LETTA, M.C.K; SZAJNBOX,M; SANTOS, J. R. Análise de Riscos na Manobra e Armazenamento de Torpedos Pesados Sobre as Áreas Habitadas e Rodovias Próximas. Disponível em: <http://www.ipen.org.br/downloads/XXII/trabajos/92%20%20%20Marcia%20Letta%20COMPLETO%20(Brasil).pdf>. Acesso em: 21 NOV. 2013.
MENDES, R. Programa de Avaliação e Gerenciamento de Riscos.
SEWEL, R.G.S., ZULKOSKI, T.R. e KINNEY, G.F. - “Blast Parameter Characterization”, Naval Weapons Center Technical Report TP 5920, Part 1, Volume 2, China Lake, California, 1979.
STULL, D.R. - “Fundamentals of Fire and Explosion”, AIChE Monograph Series 73 nE 10, p.72, 1977.
THE ROYAL SOCIETY OF LONDON. Risk assessment. London; 1983 [Report of Royal Society Study Group].
TNO. Purple Book CR reference manual. 2006.