ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E RESERVA LEGAL: EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO FAMÍLIAS DE PRODUTORES RURAIS

Autores

  • Morgana Taís Streck Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas- Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões/RS,
  • Liliana Essi Docente da Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117010742

Palavras-chave:

Assentamentos, Mata Ciliar, Código Florestal, Legislação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236117010742

Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL) são áreas protegidas pelo Código Florestal Brasileiro que exercem importante papel na preservação ambiental. Foram realizadas atividades de conscientização ambiental nos Assentamentos Potreiro Bonito e Terra Nova, localizados no Município de Palmeira das Missões-RS, visando a promover e ampliar a troca de conhecimento sobre APPs e RLs e incentivar a conservação e recuperação destas áreas. A mobilização dos assentados para a participação nas atividades foi realizada com o auxílio da EMATER- Palmeira das Missões e as atividades constaram de palestras, questionamentos, troca de experiências e distribuição de mudas de árvores. Observou-se que os produtores reconhecem a importância da preservação das APPs e RLs, entretanto, não se sentem motivados a conservar tais áreas, por perceberem as áreas protegidas como áreas economicamente inativas. Essa dissonância entre o reconhecimento da importância da preservação das APPs na teoria, e a preocupação da perda de área agriculturável na prática evidencia a importância do investimento contínuo em educação ambiental, principalmente através de projetos e programas de longo prazo, para despertar o interesse dos assentados em participar diretamente de um processo produtivo em harmonia com o meio ambiente.

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Publicado

2013-09-23

Como Citar

Streck, M. T., & Essi, L. (2013). ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E RESERVA LEGAL: EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO FAMÍLIAS DE PRODUTORES RURAIS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 14(14), 2832–2838. https://doi.org/10.5902/2236117010742