AGROECOLOGIA EM DINÂMICAS DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL DE APODI-RN
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611709021Parole chiave:
Agroecologia, Sustentabilidade, Rede Xique-Xique.Abstract
O acesso a políticas, a habilidade de organização coletiva e a inclusão em mercados continuamente são entraves para o segmento da agricultura familiar. Desafiando estes problemas, um grupo de mulheres do assentamento de reforma agrária Mulunguzinho, de Mossoró (RN), iniciou no ano de 1999 um procedimento de produção agrícola fundamentado em princípios da agroecologia, e, de forma precursora na região, buscou integrar sua produção ao consumo solidário. Essa ação, a qual foi norteada e acompanhada por ONG´s, embolsou confiabilidade da sociedade a ponto de se ampliar e hoje se localizar presente em dez municípios do Rio Grande do Norte através da Rede Xique Xique. A metodologia consistiu em aplicar questionários em 169 unidades produtivas em 21 comunidades rurais, com a finalidade de identificar técnicas e conhecimentos introduzidos pelos agricultores familiares vinculados à Rede Xique Xique. As principais variáveis analisadas foram: uso de insumos químicos e se realiza praticas agroecológicas. Constatou-se, portanto, que Apodi se configura uma experiência de diversificação da agricultura familiar da Rede Xique Xique e possui um elevado potencial de expansão das práticas agroecológicas. Porém, suas estruturas produtivas encontram-se frágeis devido à ausência de assistência técnica. Isso torna necessária a ação de políticas capazes de ajudar os agricultores familiares a superar desafios, pois mesmo com limitações essa experiência já contribui para a transição do sistema tradicional para sistemas agroecológicos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALTIERI, MIGUEL. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 3ª Edição –. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2001.
DIAS, M. DO C. O.; PEREIRA, M. C. B.; FUENTES, P. L.; et al. Manual de impactos ambientais: orientações básicas sobre aspectos ambientais de atividades produtivas. 2ed. Fortaleza: Banco do
Nordeste (2008).
FRANÇA FILHO, GENAUTO CARVALHO DE E LAVILLE, JEAN-LOUIS. A economia solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
GLISSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre :
Editora da Universidade/UFRGS, 2000.
NUNES, EMANOEL MÁRCIO. A Construção de Mercados para a Agricultura Familiar: processos e práticas de produção agroecológica e comercialização solidária da Rede Xique Xique. Mossoró, 2012.
NUNES, EMANOEL MÁRCIO. Reestruturação Agrícola, Instituições e Desenvolvimento Rural no
Nordeste: dinâmicas regionais e a diversificação da agricultura familiar no Polo Assu-Mossoró (RN). Porto Alegre: PGDR/UFGRS, 2009 (Tese de Doutorado
em Desenvolvimento Rural).
PLOEG, J. D. Van der. Camponeses e Impérios Alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade
na era de globalização. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008.
SINGER, PAUL. Economia Solidária: um modo de produção e distribuição. In: A Economia Solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego.
SINGER, PAUL & SOUZA, A. R. de (Orgs) São Paulo: Contexto, 2000.
SINGER, PAUL. Introdução à Economia Solidária. 1ª ed.- São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
WILLIAMSON, OLIVER E. (2000). The New Institutional Economics: Taking Stock, Looking Ahead. Journal of Economic Literature. Vol. XXXVIII, pp.595-613, Sept.