OFICINAS AMBIENTAIS COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708647Parole chiave:
Cidadania, Meio Ambiente, Reflexão-ação, Rural.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/223611708647
As oficinas ambientais atuam como um processo de conscientização e conhecimento da problemática em questão, neste trabalho será analisado as oficinas ambientais desenvolvidas, nos anos de 2011 e 2012, junto ao Projeto Arquitetos do Saber, com estudantes da escola rural Dr. Honorato de Souza Santos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse estudo foi a pesquisa participante, apoiada pela instituição, inserido no Projeto Institucional UFSM/Tecnologias de Inclusão social: cidadania, educação ambiental e agroecologia. O objetivo do estudo é analisar a prática das oficinas ambientais como processo de reflexão-ação por parte dos estudantes para a tomada da consciência e preservação ambiental. Os resultados alcançados permitiram aos alunos a tomada de consciência em relação à preservação e conservação do meio ambiente e aproximação e interação entre o universo escolar e o meio acadêmico. Conclui-se que as oficinas cumprem o propósito de despertar a percepção ambiental e promover um processo de conscientização dos alunos do ensino fundamental da escola Dr. Honorato de Souza Santos/Cachoeira do Sul-RS.
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