BARREIRAS E PARADIGMAS NA OFERTA DE DISCIPLINAS QUE SÃO PURAMENTE PRESENCIAIS EM RELAÇÃO ÀS DISCIPLINAS OFERTADAS À DISTÂNCIA EM CAMPUS DA UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708166Parole chiave:
EAD, Moodle, Agronegócio.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/223611708166
No decorrer do segundo semestre de 2012 foi ministrada na Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM em Silveira Martins (UDESSM) – Campus da UFSM em Silveira Martins a disciplina UDSM1034 – Fundamentos Instrumentais para a Gestão, totalmente na forma EAD. A disciplina foi ministrada nos cursos de Bacharelado em Administração e Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio. Os alunos matriculados em Administração eram 30 e no de Tecnologia em Agronegócio foram 23. Foi também realizado um levantamento junto aos servidores da UDESSM no que tange ao tema EAD. Em razão disto foi aplicado um questionário solicitando ao entrevistado se o mesmo tinha conhecimento de alguns itens a respeito à EAD. As respostas obtidas durante a aplicação do questionário foram transcritas de forma integral para o enriquecimento do trabalho, desta forma, foi realizada a revisão de português, apenas, preservando as respostas na íntegra. Dentre os 36 servidores da UDESSM (docentes e TA’s) foram sorteados sete para a entrevista. Pôde-se concluir que as pessoas entrevistadas não conhecem totalmente a forma de funcionamento de cursos que atuam em EAD, há necessidade de um trabalho de conscientização a respeito do assunto, a comunicação entre professores e alunos via Moodle foi imprescindível para a condução da pesquisa em relação a condução da disciplina UDSM1034, o acesso ao portal Moodle da UFSM é simplificado e fácil de operar.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMOR, D., A (R)evolução do E-Business Vivendo e Trabalhando em um Mundo Interconectado. Editora Makron Books. São Paulo, 2001.
BRASIL, 2008. Ministério da Educação. Plano Nacional de Formação de Professores do Estado do Pará – PARFOR/PA. Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. 2008. Belém– PA. 92p.
GHEDINE, T.; TESTA M. G.; FREITAS, H. M. R.. Compreendendo as iniciativas de educação a distância via internet: estudo de caso em duas grandes empresas no Brasil. Rev. Adm. Pública [online]. 2006, vol.40, n.3, pp. 427-455. ISSN 0034-7612.
LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Gerenciamento de sistemas de informação. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
ROSENBERG, M. J. E-learning: estratégia para a transmissão do conhecimento na era digital. São Paulo: Makron Books, 2002.
YOUNG, K. The effective deployment of e-learniny. Industrial and Commercial Traininy, v. 33, n. 1, p. 5-11, 2001.