AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Mônica Elisa Dias Pons, José Cardoso Sobrinho, José Martinho Rodrigues Remedi

Abstract


http://dx.doi.org/10.5902/223611708202

O presente texto discute as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir de McLuhan e Castells analisar-se-á o contexto social em que grandes transformações tecnológicas produziram novos meios e linguagens comunicacionais, principalmente desde a década de 60 do século passado, partindo da chamada “aldeia global” e desembocando na “galáxia da internet”. Por outro lado, se tecnologia e linguagens avançaram exponencialmente em suas potencialidades comunicacionais, ainda é necessário compreender-se as formas com que os usuários se relacionam com essas mudanças e quais os instrumentos/mecanismos empregam para ler a rede, para tanto utilizaremos as classificações de leitor no espaço cibernético descritas por Santaella; e baseados em seus conceitos, apontaremos para a necessidade de se buscar a qualificação do leitor/usuário do EAD em um “leitor imersivo”.


Keywords


Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação à Distância, Leitor Imersivo.

References


CASTELLS, M. A sociedade em rede. 1ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. 1ª. ed.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1997.

CHARTIER, R. A ordem dos livros. Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos

XIV e XVIII. Tradução de Mary Del Priori. Brasília: EDUNB, 1998.

DI FELICE, M. Das tecnologias da democracia para as tecnologias da colaboração. In: DI FELICE, M. Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. 1ª. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. Cap. 1, p. 17-62.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GUTIERREZ, F.; PIETRO, D. A Mediação Pedagógica: educação a distância alternativa. Campinas: Papirus, 1994.

KERCKHOVE, D. D. A pele da cultura: Investigando a nova realidade eletrônica. 1ª. ed. São Paulo: Annablume, 2009.

LEMOS, A. Mídias locativas e territórios informacionais. In: SANTAELLA, L.; ARANTES, P. Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. 1ª. ed. São Paulo: EDUC, 2008. p. 207-230.

MANOVICH, L. The Language of New Media. 1ª. ed. Cambridge: MIT Press, 2001. Disponível em: http://manovich.net/LNM/index.html.

MCLUHAN, M. The Gutemberg Galaxy: the making of typographic man. 1ª. ed. Toronto: University of Toronto Press, 1962. 294 p.

POLISTCHUK, I.; TRINTA, A. R. Teorias da comunicação: o pensamento e a prática da comunicação social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

PRIMO, A. F. T. Interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Porto Alegre: UFRGS (Tese de doutorado em Informática da Educação), 2003. 292 p. Disponível em http:www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000449573&loc=2005&l=568e019f14c343fc.

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 3ª. ed. São Paulo: Paulus, 2009.

SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

TAPSCOTT, D. A hora da geração digital. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

TURKLE, S. Sherry Turkle: fronteiras do real e do virtual. Entrevista a Federico Casalegno. Revista FAMECOS, Porto Alegre, 1, n. 11, dezembro 1999. 117-123.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores: marco político. 1ª. ed. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/ UNESCO, 2009. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156210por.pdf.

WEISSBERG, J.-L. Présences à distance: Déplacement virtuel et réseaux numériques. 1ª.

ed. Paris: L›Harmattan, 1999. 304 p. Disponível em: http://hypermedia.univ-paris8.fr/weissberg/presence/presence.htm.




DOI: https://doi.org/10.5902/223611708202



DEAR AUTHORS,

PLEASE, CHECK CAREFULLY BEFORE YOUR SUBMISSION:

- IF ALL AUTHORS "METADATA" (ORCID, LINK TO LATTES, SHORT BIOGRAPHY, AFFILIATION) WERE ADDED,

- THE CORRECT IDIOM YOUR SECTION,

- IF THE HIGHLIGHTS WERE ADDED,

- IF THE GRAPHIC ABSTRACTS WAS ADDED,

- IF THE REVIEWERS INDICATION WAS DONE,

- IF THE REFERENCES FORMAT ARE CORRECT(ABNT)

- IF THE RESOLUTION YOUR FIGURES (600 DPI) ARE SUITABLE

*******************************

PREZADOS AUTORES,

POR FAVOR, VERIFIQUE ATENTAMENTE ANTES DA SUBMISSÃO: 
- SE OS METADADOS (ORCID, LINK PRO LATTES, CURTA BIOGRAFIA E AFILIAÇÃO) DE "TODOS" OS AUTORES FORAM ADICIONADOS, 
- IDIOMA, 
- SE OS HIGHLIHTS FORAM ADICIONADOS, 
- SE O GRAPHICAL ABSTRACT FOI ADICIONADO, 
- SE A INDICAÇÃO DOS REVISORES FOI FEITA, 
- SE O FORMATO DAS REFERÊNCIAS ESTÁ ADEQUADO (ABNT) 
- SE A RESOLUÇÃO SUAS FIGURAS (600 DPI) ESTÁ ADEQUADA.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

**************************************************

WE ARE ON FACEBOOK! (You are our guest!)

 

Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/22361170

Contact: reget.ufsm@gmail.com

...................................................................................


Accesses since 19/06/2012

...................................................................................

Sponsors: