AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708202Palabras clave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação à Distância, Leitor Imersivo.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/223611708202
O presente texto discute as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir de McLuhan e Castells analisar-se-á o contexto social em que grandes transformações tecnológicas produziram novos meios e linguagens comunicacionais, principalmente desde a década de 60 do século passado, partindo da chamada “aldeia global” e desembocando na “galáxia da internet”. Por outro lado, se tecnologia e linguagens avançaram exponencialmente em suas potencialidades comunicacionais, ainda é necessário compreender-se as formas com que os usuários se relacionam com essas mudanças e quais os instrumentos/mecanismos empregam para ler a rede, para tanto utilizaremos as classificações de leitor no espaço cibernético descritas por Santaella; e baseados em seus conceitos, apontaremos para a necessidade de se buscar a qualificação do leitor/usuário do EAD em um “leitor imersivo”.
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