AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Autores/as

  • Mônica Elisa Dias Pons Universidade Federal de Santa Maria
  • José Cardoso Sobrinho Professor da UFSM – Campus Silveira Martins, Doutor em Engenharia Agrícola,
  • José Martinho Rodrigues Remedi Professor da UNISC, Doutor em História,

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708202

Palabras clave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação à Distância, Leitor Imersivo.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/223611708202

O presente texto discute as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir de McLuhan e Castells analisar-se-á o contexto social em que grandes transformações tecnológicas produziram novos meios e linguagens comunicacionais, principalmente desde a década de 60 do século passado, partindo da chamada “aldeia global” e desembocando na “galáxia da internet”. Por outro lado, se tecnologia e linguagens avançaram exponencialmente em suas potencialidades comunicacionais, ainda é necessário compreender-se as formas com que os usuários se relacionam com essas mudanças e quais os instrumentos/mecanismos empregam para ler a rede, para tanto utilizaremos as classificações de leitor no espaço cibernético descritas por Santaella; e baseados em seus conceitos, apontaremos para a necessidade de se buscar a qualificação do leitor/usuário do EAD em um “leitor imersivo”.

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Publicado

2013-08-30

Cómo citar

Pons, M. E. D., Cardoso Sobrinho, J., & Remedi, J. M. R. (2013). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 13(13), 2661–2669. https://doi.org/10.5902/223611708202

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