COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA E ARBORIZAÇÃO DO CAMPO DE INSTRUÇÃO DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611703891Parole chiave:
Paisagismo, Educação Ambiental, Flora Nativa.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/223611703891
O Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) é uma área privada do Exército, localizada no Distrito de São Valentim e utilizada para realização de manobras militares e eventualmente servindo de local de visita à comunidade. Neste local, encontram-se fragmentos de vegetação nativa, assim como exemplares desta flora compõem a paisagem de entorno da sede do CISM. Essa flora encontra-se em parte preservada, devido à falta de conhecimento dos usuários. Este estudo tem como objetivo planejar e propor um projeto paisagístico dentro dos preceitos da educação ambiental técnica. De acordo com as observações e avaliações realizadas, observou-se que a composição de um Jardim Tropical é a mais adequada, visto que a maioria das espécies presentes são elementos utilizados nessas composições. Com este objetivo, foram realizadas visitas ao local, registro fotográfico das espécies, bem como sua correta identificação e levantamento de variáveis dendrométricas de interesse. Através da educação ambiental técnica, é possível sugerir uma composição paisagística adequada ao local e às espécies e elementos arquitetônicos já existentes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
APG II. 2003. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG II. Botanical Journal of the Linnean Society 141: 399–436.
BUSARELLO, O. Planejamento urbano e arborização. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA, 3.,Curitiba, 1990. Anais. P.54-59.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2.ed. Rio de Janeiro, 2006. 306p.
GREY, G.; DENEKE, F. J. Urban forestry. New York: Wiley, 1978. 279p.
HERRMANN, M. L. de P.; ROSA, R. de. O Relevo. In: IBGE. Geografia do Brasil: região sul. Rio de Janeiro, 1990. p. 55-84.
JACOBI, P. Educação Ambietal, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n.118, p.189-205, 2003.
KAUL, P. F. T. Geologia. In: IBGE. Geografia do Brasil: região sul. Rio de Janeiro, 1990. p. 29-54.
LAYRARGUES, P.P. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília, BR. MMA, 156p. 2004.
MILANO, M.S. Avaliação Quali-quantitativa e Manejo da Arborização Urbana: exemplo de Maringá – PR. Curitiba, 1988. 120 p. Tese (Doutorado) – Universidade do Paraná.
PECCIOLI FILHO, R. C. Planejamento da paisagem na bacia hidrográfica do rio Palmital - RMC/PR: delimitação de unidades de paisagem como suporte ao planejamento urbano. 115 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia, UFPR, Curitiba, 2005.
PHILIPPI JR, A.; PELICIONI, M.C.F. Educação ambiental e sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 878.p, 2005.
PIOVESAN, G. PAZ, A. L. G., RIBEIRO, T. C.; MORAIS, A. B. B. Borboletas (Lepidoptera: Papilionoidea) de uma área de campo do bioma Pampa, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 13 a 17 de Setembro de 2009, São Lourenço – MG.
SANTOS, N. R. Z. dos; TEIXEIRA, I. F. Arborização de vias públicas: Ambiente x Vegetação. Santa Cruz do Sul: Palotti, 2001. p.135.