Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade de proteção contra a radiação ultravioleta
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611702298Parole chiave:
Educação ambiental, Conscientização, Proteção, Radiação ultravioletaAbstract
Este trabalho se refere a uma pesquisa de campo acerca da temática: “Educação Ambiental Na Escola: Conscientização da Necessidade de Proteção Contra a Radiação Ultravioleta”, na qual me propus a “Desenvolver ações educativas junto aos alunos do segundo ano e terceira série do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha, sobre questões e problemas ambientais, mais especificamente os problemas relacionados à exposição excessiva ao Sol, tendo como objetivos verificar: a importância de se trabalhar com os alunos a preservação do meio ambiente, da necessidade de proteção contra a radiação ultravioleta e as principais doenças causadas pela exposição excessiva ao Sol. A coleta de dados foi realizada com 12(doze) alunos do segundo ano e 12(doze) alunos da terceira série do Ensino Fundamental por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionários. É necessário que se tome consciência de que evitar maltratar o meio ambiente é preservar o futuro e, a partir disso, saber que é dever de todos, não somente realizar sua parte, mas também conscientizar a quem esteja a sua volta.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AVILA-PIRES, F. D. de. Princípios de ecologia humana. Porto Alegre: Ed. Universidade, UFRGS/Brasília, CNpq, 1983.
BRASIL. Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981. Política Ambiental. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Ministério do Meio Ambiente: Brasília, DF, 1981.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde/Secretaria de Educação Fundamental, Brasília:MEC/SEF, 1998.
BOENO, C. Diminuição dos recursos hídricos.[artigo publicado na Internet em 21/11/2008] Disponível em:Acesso em 25 de jan.2010.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Atlas do Meio Ambiente do Brasil. 2 ed. Brasília: Editora Terra Viva, 1996.
GERALDI, C. A trajetória da educação ambiental in: Revista Meio Ambiente e Cidadania – publicação da Tetra Pack, junho de 2003.
INSTITUTO Nacional de Câncer; Ministério da Saúde. Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente - 2006 . Rio de Janeiro: INCA; 2006. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/vigilancia/exposicao.html
ISAIA, E. M. B. I. (Coord.) Reflexões e Práticas para desenvolver educação ambiental na escola. 2 ed, Santa Maria: UNIFRA, Ed. IBAMA, 2001.
JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
KIRCHHOFF, V.W.J.H. Ozônio e radiação UV-B. São José dos Campos, SP: Transtec, 1995.
LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MULLER, J. Educação Ambiental: diretrizes para a prática pedagógica. Porto Alegre, RS: Edições Farmurs, 1998.
PROGRAMA SOL AMIGO: Disponível em: < http://www.solamigo.org/ > Acessado nos meses de junho a agosto/2009.
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, 5ª ed.
SILVA, A.C. Relação de transmissividade da Radiação ultravioleta e ozônio estratosférico e suas implicações na saúde humana. Fórum Internacional do Meio Ambiente - A conferência da Terra. 2008.
VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa-ação em projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (org). Educação
Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 1997.