Controle e espacialização dos pontos de vazamentos em redes de distribuição de água de áreas urbanas: caso do 3º setor de distribuição de água da Região Metropolitana de Belém
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117017101Parole chiave:
Vazamentos, Rede de distribuição de água, Controle, Espacialização, SIG.Abstract
O artigo demonstra a importância do controle e da espacialização de pontos de ocorrência de vazamentos em redes de distribuição de água em áreas urbanas, utilizando o caso do 3º setor de distribuição de água da Região Metropolitana de Belém. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. Na etapa 1 foram levantados dados da área de estudo. A etapa 2 foi destinada à construção do banco de dados georreferenciado e à organização das informações cartográficas. Nas etapas 3 e 4 foram realizados a classificação e o cruzamento dos dados obtidos utilizando Sistema de Informações Geográficas, respectivamente. Entre as informações espacializadas estão o número de vazamentos por data de ocorrência, por material, por diâmetro da tubulação, por logradouro, por bairro, dentre outros. Durante o período analisado foram detectados 248 vazamentos, sendo possível visualizar o logradouro e o bairro com maior incidência, a localização e o material da tubulação mais propícia a vazamentos, o tempo de duração etc. Com o trabalho foi possível verificar que o registro de dados e cruzamento das informações em SIG é uma alternativa para a atualização, monitoramento das atividades de operação, sendo solução eficaz para o controle de vazamentos em redes de distribuição de água potável.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALEGRE, Helena. Indicadores de desempenho de sistemas de abastecimento de água. Trabalho em curso no âmbito da IWSA; 2009 aug 26. Available from: <http://www.aprh.pt/congressoagua98/files/com/138.pdf>.
BRASIL, Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento, Programa de Modernização do Setor Saneamento. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: diagnóstico dos serviços de água e esgotos. Brasília (Brasil): Ministério das Cidades, 2013.
BRASIL, Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento. Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água. Documento técnico de apoio A2: Indicadores de perdas nos sistemas de abastecimento de água. Brasília (Brasil): Ministério das Cidades, 2004.
COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DA ÁREA METROPOLITANA DE BELÉM. Base Viária. Belém, 1999. 1 CD-ROM.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARÁ. Base cartográfica da rede de distribuição de água do 3º Setor de Abastecimento. Belém, 2007.1 CD-ROM.
COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DA ÁREA METROPOLITANA DE BELÉM. Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Belém. PEREIRA, José Almir Rodrigues (Coord.). Belém: UFPA/GPHS, 2006.
SANTOS. Aline C. P. A. Espacialização de Informações na Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água Utilizando Sistema de Informação Geográfica. [dissertation]. Belém: Centro de Tecnologia/Universidade Federal do Pará; 2010.113p.
SILVA, Fernando José Araújo da. Perda de água em sistemas públicos de Abastecimento no ceará. Revista Tecnológica, Fortaleza, 2005;v. 26, n. 1:p. 1-11.
TSUTIYA, M.T. Abastecimento de água. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Hidráulica e Saneamento, 2006.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
DECLARATION
