Controle e espacialização dos pontos de vazamentos em redes de distribuição de água de áreas urbanas: caso do 3º setor de distribuição de água da Região Metropolitana de Belém
DOI :
https://doi.org/10.5902/2236117017101Mots-clés :
Vazamentos, Rede de distribuição de água, Controle, Espacialização, SIG.Résumé
O artigo demonstra a importância do controle e da espacialização de pontos de ocorrência de vazamentos em redes de distribuição de água em áreas urbanas, utilizando o caso do 3º setor de distribuição de água da Região Metropolitana de Belém. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. Na etapa 1 foram levantados dados da área de estudo. A etapa 2 foi destinada à construção do banco de dados georreferenciado e à organização das informações cartográficas. Nas etapas 3 e 4 foram realizados a classificação e o cruzamento dos dados obtidos utilizando Sistema de Informações Geográficas, respectivamente. Entre as informações espacializadas estão o número de vazamentos por data de ocorrência, por material, por diâmetro da tubulação, por logradouro, por bairro, dentre outros. Durante o período analisado foram detectados 248 vazamentos, sendo possível visualizar o logradouro e o bairro com maior incidência, a localização e o material da tubulação mais propícia a vazamentos, o tempo de duração etc. Com o trabalho foi possível verificar que o registro de dados e cruzamento das informações em SIG é uma alternativa para a atualização, monitoramento das atividades de operação, sendo solução eficaz para o controle de vazamentos em redes de distribuição de água potável.
Téléchargements
Références
ALEGRE, Helena. Indicadores de desempenho de sistemas de abastecimento de água. Trabalho em curso no âmbito da IWSA; 2009 aug 26. Available from: <http://www.aprh.pt/congressoagua98/files/com/138.pdf>.
BRASIL, Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento, Programa de Modernização do Setor Saneamento. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: diagnóstico dos serviços de água e esgotos. Brasília (Brasil): Ministério das Cidades, 2013.
BRASIL, Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento. Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água. Documento técnico de apoio A2: Indicadores de perdas nos sistemas de abastecimento de água. Brasília (Brasil): Ministério das Cidades, 2004.
COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DA ÁREA METROPOLITANA DE BELÉM. Base Viária. Belém, 1999. 1 CD-ROM.
COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARÁ. Base cartográfica da rede de distribuição de água do 3º Setor de Abastecimento. Belém, 2007.1 CD-ROM.
COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DA ÁREA METROPOLITANA DE BELÉM. Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Belém. PEREIRA, José Almir Rodrigues (Coord.). Belém: UFPA/GPHS, 2006.
SANTOS. Aline C. P. A. Espacialização de Informações na Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água Utilizando Sistema de Informação Geográfica. [dissertation]. Belém: Centro de Tecnologia/Universidade Federal do Pará; 2010.113p.
SILVA, Fernando José Araújo da. Perda de água em sistemas públicos de Abastecimento no ceará. Revista Tecnológica, Fortaleza, 2005;v. 26, n. 1:p. 1-11.
TSUTIYA, M.T. Abastecimento de água. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia Hidráulica e Saneamento, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
DECLARATION