Análise das práticas de Gestão Ambiental das Instituições de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117011239Parole chiave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Instituições de Ensino SuperiorAbstract
A gestão ambiental tornou-se um tema emergente que vem ganhando espaço crescente no meio acadêmico e empresarial, a qual as organizações devem não estar somente preocupadas em atender normas e leis, mas, também, está procurando atender melhor seus clientes que se tornam cada vez mais exigentes, envolvendo diferentes camadas e setores da sociedade, em especial o setor da educação, como as Instituições de Ensino Superior (IES) que são formadoras de profissionais e possuem representatividade na sociedade. Portanto, o presente estudo objetiva identificar as práticas de gestão ambiental adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) presenciais na cidade de Santa Maria/RS. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e adotou como método o estudo de multicasos. Os principais resultados revelaram que as práticas de gestão ambiental adotadas pelas instituições analisadas são incipientes e caracterizam-se como isoladas por serem implementadas apenas em alguns setores da Instituição. Os resultados expressam, falta de consciência e planejamento dos gestores, carência de um setor específico de gestão ambiental, falta de relatórios, espaços verdes para conscientização dos discentes, docentes e colaboradores. Uma vez que as instituições participantes não possuem nenhum padrão de certificação ambiental.
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