PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FREDERICO WESTPHALEN

Autori

  • Tiago Zanatta Curso de Engenharia Florestal da UFSM
  • Magda Rosa Estudante do Curso de Engenharia Florestal da UFSM/CESNORS
  • Juniara Valeria dos Santos Estudante do Curso de Engenharia Florestal da UFSM/CESNORS
  • Adriana Tourinho Salamoni Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Biotecnologia, Engenheira Agrônoma pela UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117010740

Parole chiave:

Conscientização, Educação Ambiental, Ensino Fundamental, Preservação, Sustentabilidade.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/2236117010740

A Educação Ambiental tem a tarefa de ensinar às atuais e futuras gerações a importância do meio ambiente, sendo um processo de aprendizagem voltado para a melhoria da qualidade de vida, onde se aprende a lidar com o meio ambiente respeitando-o e a si próprio. É importante trabalhar com este tema na escola, já que é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. Associado a isso, as atividades nas Instituições Públicas de Ensino Superior devem estar alicerçadas no ensino, na pesquisa e na extensão. Como continuidade do ensino, as atividades de extensão devem corresponder a processos educativos, culturais e científicos que disponibilizem os resultados das atividades acadêmicas, visando a cooperação e a integração entre as Instituições e a sociedade onde estão inseridas, dando ao acadêmico a possibilidade de participar de atividades interdisciplinares, inserindo-o na temática da sociedade e preparando-o para o mercado de trabalho. O objetivo deste trabalho foi difundir os conceitos sobre meio ambiente, estimulando o aluno do ensino fundamental a ter as atitudes necessárias para protegê-lo e melhorá-lo; tornando-o um multiplicador do assunto. O projeto foi conduzido com alunos do ensino fundamental de Escolas Públicas de Frederico Westphalen. Foram abordados assuntos relacionados ao meio ambiente, conservação e/ou recuperação, uso sustentável de recursos, matas nativas, o plantio de florestas e as espécies de maior ocorrência na região. Os acadêmicos de Engenharia Florestal têm tido a oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos em várias disciplinas do curso. Foram observadas diferentes respostas dos estudantes à metodologia de trabalho empregada, em função da escola visitada e do ano cursado. Pretende-se dar continuidade ao trabalho, visitando outras escolas do município e de municípios vizinhos.

 

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Biografia autore

Tiago Zanatta, Curso de Engenharia Florestal da UFSM

Estudante do Curso de Engenharia Florestal da UFSM/CESNORS, bolsista FIEX

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Pubblicato

2013-09-23

Come citare

Zanatta, T., Rosa, M., Santos, J. V. dos, & Salamoni, A. T. (2013). PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FREDERICO WESTPHALEN. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 14(14), 2817–2822. https://doi.org/10.5902/2236117010740

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