O espaço vivido e a percepção de problemas ambientais a partir do uso de mapas mentais em escola urbana de Rosário do Sul, RS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117010062

Parole chiave:

Problemas Ambientais, Percepção, Mapas Mentais, Educação Ambiental

Abstract

Os problemas ambientais intensificaram-se com a sedentarização do homem, promovendo uma modificação da paisagem natural face ao surgimento das cidades. Muitas cidades brasileiras apresentam problemas motivados pela carência de planejamento, pela poluição do ar e da água, pelo esgotamento sanitário e pelos resíduos sólidos, por moradias irregulares e em áreas de risco, entre tantos outros problemas que afetam a qualidade de vida nas cidades. O presente trabalho teve como objetivo avaliar, a partir do uso de mapas mentais na escola, como jovens adolescentes alunos do oitavo ano da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Ângelo Bartelle no município de Rosário do Sul, RS percebem os problemas ambientais urbanos em seu espaço vivido. Para alcançar esse objetivo utilizou-se o conceito de percepção ambiental a partir do uso de mapas mentais. Os mapas mentais foram confeccionados pelos alunos da Escola e, neles se buscou representar alguns problemas ambientais percebidos no espaço vivido desses alunos. Os problemas ambientais representados nos mapas mentais foram considerados aqueles mais percebidos dentro do espaço vivido. Os mapas mentais foram analisados a partir do método fenomenológico e da proposta de Kozel (2001). Muitos e distintos problemas ambientais foram destacados, entretanto, os mais freqüentes estiveram relacionados com a poluição derivada dos resíduos sólidos. Pôde-se concluir que a percepção dos problemas ambientais do espaço vivido apresenta uma forte relação com o comportamento da sociedade frente ao consumo de produtos.

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Biografie autore

Melina Dornelles Severo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Licenciada em Geografia e mestre em Geografia e Geociências pela UFSM

Mauro Kumpfer Werlang, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria

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Pubblicato

2014-04-15

Come citare

Severo, M. D., & Werlang, M. K. (2014). O espaço vivido e a percepção de problemas ambientais a partir do uso de mapas mentais em escola urbana de Rosário do Sul, RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 34–42. https://doi.org/10.5902/2236117010062

Fascicolo

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