A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE AÇÃO NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS PARA PRESERVAÇÃO DOS SOLOS E DA ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO - RS

Auteurs-es

  • Fabiane Malakowski de Almeida Wentz Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI :

https://doi.org/10.5902/223611703904

Mots-clés :

Saneamento Ambiental, Poluição, Solos, Águas, Meio Rural, Sensibilização.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/223611703904

Um dos principais problemas enfrentados pela população brasileira, é a falta de saneamento e de cuidados com a água e o solo, principalmente no meio rural, onde não existe nenhum tipo de controle específico em relação as questões de saneamento ambiental ou quando existe é feito de modo não sistemático, só sendo acionado quando aparece algum problema de saúde na comunidade. A poluição das águas e do solo aumenta a cada dia devido a presença de resíduos de materiais orgânicos e inorgânicos, devido a falta de saneamento e cuidados do próprio homem com o seu ambiente, e ainda, atividades diárias do trabalhador rural que podem ser irreversíveis ao meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo relacionar as ações humanas com os problemas ambientais do interior do município de Santo Ângelo – RS, tendo como foco, a poluição dos solos e das águas. Para isso, realizou-se trabalhos de percepção ambiental fazendo levantamento de dados sobre principais fatores de contaminação nas áreas rurais, por meio de um levantamento fotográfico e questionário sócio-ambiental. A partir destes dados pode-se verificar a qualidade de vida em relação as questões de saneamento ambiental e a consciência da população, permitindo uma discussão e promoção da educação ambiental, incentivando a formação de uma consciência de cidadania e auxiliando na promoção do saneamento nestes locais, formando cidadãos capazes de cobrar os seus direitos, praticar seus deveres, para a preservação dos recursos naturais, principalmente das águas e do solo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, FABIANE M. DE; SANTOS ZULEICA SOUZA DOS. A Qualidade da Água para o Abastecimento Público no Meio Rural e Ações de Controle da Qualidade dos Mananciais e Prevenção de Doenças de Origem Hídrica. Santo Ângelo: URI, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Regional Integrada, 2009. 65p.

AMARAL, L. A. do; FILHO, A. N.; JUNIOR, O. D. R.; FERREIRA, F. L. A.; BARROS, L. S. S. B. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Revista de Saúde Pública, São Paulo. vol. 37, n. 4. ago. 2003. Disponível em:<http://www.scielosp.org>. Acesso em: 18 de mai. de 2010.

AMBIENTEBRASIL. Educação Ambiental. Em <http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&contudo=./educacao/educacao.html>;

acesso em 03/06/11.

BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental. Sobre Princípios, metodologias e atitudes. 3ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

BARROS, Raphael T. de V. et alli. Saneamento. Manual de Saneamento e Proteção Ambiental para os Municípios. Volume 2.

Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG, 1995. 221p.

BERNA, V. (2001). Como fazer a educação ambiental. São Paulo. Annablume.

BRASIL. Ministério das Cidades e Organizações Pan – Americana da Saúde. Política e Plano de Saneamento Ambiental: experiências e recomendações. Programa de Modernização do Setor de Saneamento. Brasília: Opas, 2005

BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Diretrizes para operacionalização do Programa Nacional de Educação Ambiental.

Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/capa/corpo.html. Acesso em 25 mai. 2011.

BRASIL, 2004 . Portaria 518. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade

da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação- Geral de Vigilância em Saúde Ambiental – Brasília: Diário Oficial da União, 2005.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde. Brasília: MEC/SEF,

CHAVES, Adilson de. Diagnóstico das Águas Subterrâneas no Município de São Luiz Gonzaga/RS. Santa Maria: UFSM, 2007.

Trabalho de Graduação (Monografia), Centro de Ciências Naturais e Exatas. Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Maria, 2007. 121p.

GARCIA-VAQUERO, E. Projeto e construção de alojamento para animais. 2ed. Lisboa: Litexa-Portugual, 237p. 1981.

GRASSI, MARCO TADEU. As Águas do Planeta Terra. Caderno Temático de Química Nova na Escola. Ed. Especial. n.1, p.31-40.

Mai.2001. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/aguas.pdf > . Acesso em: 06 mai. 2010.

HARDOIM, P.C.; GONÇALVES, A. D. Avaliação do potencial do emprego do biogás nos equipamentos utilizados em sistemas

de produção de leite. Enc. Energ. Meio Rural, 2003. Disponível em:

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC000000002200000010 0053&script=sci_arttext. Acesso em: 05 fevereiro de 2011.

IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2011. Primeiros resultados do censo 2010. Disponível: www.ibge.gov. Acesso em 15 maio de 2011.

IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1994. Dados sobre Domicílios no Estado do Rio de Janeiro. Anuário Estatístico do Brasil, v. 54. Rio de Janeiro: IBGE.

JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1997.

JACOBI, PEDRO. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, Mar 2003, n. 118, pág. 189-206.

JORNAL DAS MISSÕES. Agricultura e Transportes – Qualidade de Vida no Interior. Santo Ângelo, 24/03/2007.

LEMOS, Carolina Alves; GUERRA, Teresinha. Aspectos dos Usos da Água, Agrotóxicos e Percepção ambiental no Meio rural, Maquiné, RS, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ecologia – Instituto de Biociências – UFRGS. Volume 13 . n.2. Jul/Dez. 2004. Disponível em http://www.geo.uel.br/revista. 103. Acesso em 15 de abril de 2010.

LESER, W. S.; BARBOSA, V.; BARUZZI, R. G.; RIBEIRO, M. D. B. & FRANCO, L.J.Elementos de Epidemiologia Geral. São Paulo: Atheneu, 1985.

LOURES, E.G. Manejo de dejetos de suínos. In: III Encontro nacional de técnicos, pesquisadores e educadores de construções rurais. XXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Lavras: UFLA. anexo. 1998.

MAQUINA DE QUADRINHOS. Turma Da Mônica. Disponível em:

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Privado/MeusQuadrinhos.aspx. Acesso em: 06 de maio de 2011.

MARCATTO, CELSO. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002.

MEDINA, NANÁ M. Formação de Multiplicadores para Educação Sanitária e Ambiental. In: Revista Eletrônica do Mestrado

em Educação sanitária e Ambiental - FURG. Vol. 1., Out. - Dez/1999.

MENEZES, LUIZ CARLOS C. Considerações sobre saneamento básico, saúde pública e qualidade de vida. Revista Engenharia Sanitária, v.23, n.1, p.55-61, jan./ mar. 1984.

NASCIMENTO, NILO DE O; HELLER, LÉO. Ciência, Tecnologia e Inovação na Interface entre as Ares de Recursos Hídricos e Saneamento. Engenharia Sanitária e Ambiental. Minas Gerais, Vol.10 - Nº 1, p 36-48, jan/mar 2005.

PÁDUA, S.; TABANEZ, M. (orgs.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998.

RIBEIRO, HELENA; GÜINTER, WANDA M. R. Integração entre a Educação Ambiental e o Saneamento Ambiental como Estratégia para a Promoção da Saúde e do Meio Ambiente Sustentado. Faculdade Saúde Pública-Univ. São Paulo, Departamento de Saúde Ambiental. São Paulo, 2002. Disponível em www.bvs-sp.fsp.usp.br/tecom/docs/2003/rib001.pdf. Acesso em 20 mai. 2010.

RUY, R. A. V. A Educação Ambiental na Escola. In: Revista Eletrônica de Ciências. Nº26, Mai, 2004. Em <http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_ 26/eduambiental .html>, acesso em 03/06/11.

SARDINHA, DIEGO. Et.al. Avaliação da qualidade da água e autodepuração do ribeirão do meio, Leme (SP). Engenharia

Sanitária e Ambiental. São Paulo, Vol.13 - Nº 3, p 329-338, jul/set 2008.

SCHIAVETTI, A., SCHILLING, A. C. E OLIVEIRA, H. T. 2002. Caracterização sócio-ambiental da bacia hidrográfica do rio

Cachoeira, sul da Bahia, Brasil. In: SCHIIAVETTI, A. e CAMARGO, A. F. M. Conceitos de bacias hidrográficas: teorias e aplicações. Ilhéus: Editus, 141-162pp.

SILVA, ANDRÉIA CRISTINA SOUZA e. O Trabalho de Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental. Revista Eletrônica

do Mestrado em Educação Ambiental. Vol. 20. Janeiro a Junho de 2008.

TAMAIO, I. A Mediação do professor na construção do conceito de natureza. Campinas, 2000.Dissert.(Mestr.) FE/Unicamp.

TUTORIAL HagaQuê. Disponívem em : http://www.hagaque.cjb.net/Download Hagáquê. Acesso em: 10 maio de 2011.

Téléchargements

Publié-e

2011-10-11

Comment citer

Wentz, F. M. de A., & Nishijima, T. (2011). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MEIO DE AÇÃO NAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS PARA PRESERVAÇÃO DOS SOLOS E DA ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO - RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 4(4), 558–571. https://doi.org/10.5902/223611703904

Numéro

Rubrique

ARTICLES

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s