Percepção ambiental junto aos moradores do entorno do Arroio Tabuão no Bairro Esperança em panambi/RS
DOI :
https://doi.org/10.5902/223611702282Mots-clés :
Arroio, Educação ambiental, Percepção ambientalRésumé
Este estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a percepção dos moradores do entorno do Arroio Tabuão no Bairro Esperança em Panambi, RS em relação à qualidade da água do Arroio Tabuão e a sua importância como componente do seu entorno; avaliar o nível de informação dos entrevistados sobre a Educação Ambiental e seu interesse em participar deste processo, trazendo ao pensamento, os conceitos de Percepção Ambiental, Paisagem e Educação Ambiental. Para atingir o objetivo proposto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, bem como pesquisa exploratória para analisar a percepção ambiental dos moradores do entorno do arroio e as relações estabelecidas com o ambiente em que vivem. Foram feitas entrevistas com os moradores do entorno do Arroio Tabuão. Os resultados obtidos possibilitam concluir que a percepção ambiental dos moradores do entorno do Arroio Tabuão é praticamente inexistente. O nível de informação e conhecimento quanto às relações ambientais de interdependência é baixo. As relações de afetividade e de valor estético com o Arroio Tabuão, são mínimas ou moderadas e arraigadas no passado.
Téléchargements
Références
JACOBI, P. Educação Ambiental e Cidadania. In: CASCINO, F.; JACOBI, P..São Paulo: Contexto, 2003
MELAZO, G. C. Percepção ambiental e educação ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientais no espaço urbano. Olhares & Trilhas. Ano VI, n. 6, p. 75-51. Uberlândia: 2005.
MORAES, Antônio C.R. Meio Ambiente e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 1999
SATO, M. Educação ambiental. São Carlos: Rima, 2003, 66 p.
VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa-ação em projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (org). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 1997
WHYTE, Anne. V. T. Guidelines for field studies in environmental perception. Paris: UNESCO, 1977. Technical Notes n. 5. 117p.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1984.