A contribuição da formação por alternância na sucessão da agricultura familiar

Auteurs-es

  • Luis Pedro Hillesheim Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil
  • Mateus Vizzotto 2Graduando em Tecnologia Agropecuária, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117019144

Mots-clés :

Agricultura familiar, Sucessão do campo, Pedagogia da alternância.

Résumé

No ano de 2002 foi criada em Frederico Westphalen a Casa Familiar Rural Santo Isidoro (CFRSI) visando elevar a qualidade de vida no campo e criar possibilidades para que o jovem do meio rural possa permanecer e desenvolver o seu meio. A CFRSI educa e qualifica os jovens através da Pedagogia da Alternância. De 2002 à 2013 foram formadas 10 turmas, com um total de 151 jovens agricultores familiares. Nesse estudo, buscou-seidentificar o que os motivou a procurar uma escola que oferecesse uma formação diferenciada e buscar elementos que possibilitem visualizar a relação entre o Projeto Profissional de Vida do jovem e a permanência do mesmo no meio rural.Além da formaçãointegral, o objetivo é criar possibilidades para que o jovem desenvolva a sua propriedade, melhorando a renda e a qualidade de vida da família. Os resultados apresentam que 90% continuam morando no campo, e desses 22% possuem atividades fora da propriedade, mas moram no campo e 10% saíram do campo. Um dos motivos que mais contribui para o êxodo rural foi à insegurança econômica e a resistência dos demais membros da família a implantação do projeto profissional e de vida desejado pelo jovem.

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Bibliographies de l'auteur-e

Luis Pedro Hillesheim, Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Mateus Vizzotto, 2Graduando em Tecnologia Agropecuária, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Références

ESTEVAM, D. de O. Casa Familiar Rural: A formação com base na Pedagogia da Alternância. Florianópolis. Insular, 2003.

BEGNAMI, J. B. Pedagogia da Alternância com Sistema Educativo. Revista da Formação por Alternância. Brasília, v.1, n.1,Brasilia: UNEFAB, 2006.

QUEIROZ, J. B. P. A participação dos agricultores na construção dos CEFFA's. Revista da formação por Alternância. v.2, n.1, Brasília: UNEFAB, 2006.

SILVA, L. H. As experiências de formação de jovens do campo. Minas Gerais, UFV: 2003

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Publié-e

2015-08-18

Comment citer

Hillesheim, L. P., & Vizzotto, M. (2015). A contribuição da formação por alternância na sucessão da agricultura familiar. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19, 3–8. https://doi.org/10.5902/2236117019144