O ensino regular e a Educação Ambiental formal: emergência, princípios e elementos normativos

Auteurs-es

  • Zilda Maria de Oliveira Lana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117016901

Mots-clés :

Educação ambiental, práticas educativas ambientais, ensino regular

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo discutir a Educação Ambiental no ensino regular considerando a trajetória histórica de sua inserção e os principais elementos normativos que a regulamenta. Para isso, o estudo se divide em seções. Primeiramente, antes de adentrar nas especificidades da Educação Ambiental, há a preocupação de situar o leitor no que se refere ao ensino formal brasileiro atual, trazendo, nas duas primeiras seções do trabalho, leis e princípios que orientam os diferentes níveis e modalidades de ensino. Em seguida, nas três últimas seções, ao abordar sobre a Educação Ambiental, atenta-se à realização de um breve panorama histórico de emergência desse campo de saber, tratando, em seguida de normas que regulam sua prática no ensino regular. E por fim, busca-se ilustrar, com alguns trabalhos acadêmicos, um pouco das práticas escolares de Educação Ambiental realizadas em alguns dos diferentes níveis e modalidades de ensino do país.

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Zilda Maria de Oliveira Lana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publié-e

2015-03-31

Comment citer

Lana, Z. M. de O. (2015). O ensino regular e a Educação Ambiental formal: emergência, princípios e elementos normativos. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1110–1123. https://doi.org/10.5902/2236117016901

Numéro

Rubrique

ENVIRONMENTAL EDUCATION