O atual contexto da produção de trigo no Rio Grande do Sul
DOI :
https://doi.org/10.5902/2236117015437Mots-clés :
Produtividade, Triticultura, Produtores ruraisRésumé
O presente trabalho traz uma abordagem da importância do trigo no estado do Rio Grande do Sul e demonstra a atual posição e a produção da triticultura gaúcha, e no Brasil. Com a redução dos subsídios e a consolidação do MERCOSUL, a situação se agravou, a partir daí colocou-se em xeque o desenvolvimento da cultura de trigo no estado, bem como, no país. Mas diante da capacidade produtiva existente em algumas safras, se ganha importância à ideia de que, diante de políticas de fomento, a triticultura pode ainda se manter no estado. Todavia, a elevação dos custos de produção internos, diante de uma produção argentina bem mais barata, praticamente tem eliminado a possibilidade de produção de trigo, em especial junto àqueles com menor área semeada. Em função disso, a triticultura nacional conta muito com a continuidade das pesquisas que obtenham variedades ainda mais adaptadas ao nosso clima e solo, fazendo uso do manejo de tratamento de sementes com fungicidas e inseticidas, visando o aumento da produtividade e, por consequência, da renda dos produtores rurais que se dispõem a produzir o cereal.
Téléchargements
Références
ABITRIGO. Associação Brasileira da Indústria de Trigo. Sítio oficial. Disponível em: www.abitrigo.com.br. Acesso em 04 de novembro de
BAGGIO, M. I. Genética e Nova biotecnologia no melhoramento do trigo. Passo Fundo: EMBRAPA. Trigo. Disponível em: http://www.cnpt.embrapa.br/. Acesso no dia 09 junho de 2014.
C. HUGO W. GODINHO. Trigo – Análise da conjuntura agropecuária, 2013.
CONAB. Levantamentos de Safra. Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. Disponível em: http://www.conab.gov.br/conabweb/. Acesso em 04 de novembro 2013.
COLLE, C. A. A. Cadeia produtiva do trigo no Brasil: contribuição para a geração de emprego e renda. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 160, 1988.
CUNHA, G. R.; TROMBINI, M. F. (Org.). Trigo no MERCOSUL: coletânea de artigos. Brasília: EMBRAPA, 1999.
Embrapa Trigo Sistema de Produção http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Trigo/CultivodeTrigo - Acesso no dia 12 de abril de 2014.
FARSUL: Federação da agricultura do estado do Rio Grande do Sul. Disponível em:<http://www.farsul.org.br/list_news.php, acesso no dia 10 de março de 2014.
FAOSTAT.Food and Agriculture Organization of the United Nations.prodstat –Crops. 2012. Disponível em: < http://faostat3.fao.org/home/index_e s.html?locale=es#DOWNLOAD> Acesso em 09 de março de 2014.
IBGE. Levantamento sistemático da produção agrícola (LSPA). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso no dia 06 de junho de 2014.
MENDES, ANA GLÁUCIA (coord.). Liberação de mercado e integração econômica no MERCOSUL: estudo de caso sobre o CAI tritícola. Projeto PNUD/BRASIL. Estudos de Política Agrícola, n.10, 1994. Brasília, Ipea, p. 172.
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2022-04-18 (2)
- 2014-11-26 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
DECLARATION