Dimensionamento de um landfarming para tratamento de borras oleosas utilizando critérios de um reator batelada
DOI :
https://doi.org/10.5902/2236117014329Mots-clés :
Landfarming, Reator Batelada, Borras Oleosas.Résumé
Este trabalho apresenta um critério de dimensionamento de sistemas de landfarmings, que leva em consideração o modelo cinético da degradação dos poluentes presentes na borra oleosa, os níveis de velocidades envolvidos nas reações químicas e a adaptação da teoria do reator em batelada para o dimensionamento do terreno a ser instalado a infra-estrutura de tratamento, visto que esse assunto é considerado inédito na literatura e normas técnicas que direcionam os modelos de dimensionamento desses sistemas. A metodologia empregada no desenvolvimento desse trabalho implicou na análise interpretativa de textos e imagens presentes em artigos científicos, livros, e trabalhos de conclusão de curso. Assim como análise da Norma ABNT NBR 13894 de 1997 para tratamento no solo (landfarming). Foram obtidos os dados cinéticos e considerados ajustes matemáticos para cinéticas de primeira e segunda ordem para as reações analisadas. O critério proposto, com a utilização dos princípios de funcionamento de um reator batelada aplicado a um sistema landfarming apresentou-se como um método aceitável e consiste num avanço ao estado da arte das metodologias para um dimensionamento seguro e eficiente para esse tipo de sistema.
Téléchargements
Références
SOARES. C. E. Gestão de resíduos perigosos em refinarias de petróleo. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Março de 2009.
GUARACHO, V. V. Remediação eletrocinética de chumbo e Niquel em solos de landfarming de refinaria. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
COSTA, G. S. Extração de espécies metálicas de resíduo sólido proveniente da pirólise de borra de petróleo. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
CASTRO, R. A. Otimização do Sistema de Landfarming da RPBC – Refinaria Presidente Bernardes. Salvador, 2005.
CARVALHO, D. D. Resíduos Sólidos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ.
PASSOS, A. L. Tratamento avançado de resíduos sólidos perigosos: a experiência da cetrel. Salvador.
CONEGLIAN, C. M. R. et al. Avaliação da biodegradação no solo de resíduos gerados em refinaria de petróleo. Rio de Janeiro, 2005.
HENCKLEIN, F. A. et al. Avaliação da biodegradação de resíduos de hidrocarbonetos no solo de “landfarming” utilizando espectroscopia de absorção ótica no infrevermelho. São Paulo, 2007.
CASTRO, R. A. Tratamento de Lodo de esgoto urbano no solo com microrganismos de “landfarming” e substrato oleoso. Universidade Federal do Paraná, 2000.
VIANA, F. V. Acumulação de HPAs pela spartina alterniflora cultivada em solo de landfarming de indústria petroquímica. Universidade federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas: NBR 13894. Rio de Janeiro, 1997.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis, 2005.
LEVENSPIEL, O. Engenharia das Reações Químicas. 2ed. Ed. Edgard Blucher. 2008.
SILVA, L. J. Processo de Landfarming par tratamento de resíduos oleosos. UFRJ, Rio de Janeiro, Junho de 2009.
UMITCH. Disponível em: http://www.umich.edu/~elements/course/lectures/two/index.htm
TOCHETTO, M. R. L. Gerenciamento de resíduos sólidos industriais. Universidade Federal de Santa Maria, 2005.
GUIMARAES, A. K. V. Extração do óleo e caracterização dos resíduos da borra de petróleo para fins de reuso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Junho de 2007.
OLIVEIRA, D. M. Aplicação da técnica de solidificação/estabilização para resíduos oleosos da indústria petrolífera, utilizando solo argiloso e bentonita. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, Abril de 2003.
NAPOLEÃO, D. C. et al., Estudo do processo Foto-Fenton para tratamento de fármacos: otimização e modelagem cinética. Scientia Plena 9, 094201 (2013).
NUNES, C. A. Sistema de tratamento e destinação final de resíduos sólidos industriais gerados na indústria de produção de insulina. 20° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Belo Horizonte.
SILVA, A. B. Comportamento dos setores químicos e petroquímico com relação aos passivos ambientais e os problemas causados em torno da Baía de Guanabara Escola nacional de saúde pública da fundação Oswaldo. Rio de Janeiro, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
DECLARATION