FATORES DETERMINANTES DO CONSUMO DE ALIMENTOS CERTIFICADOS NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.5902/2236117013094Mots-clés :
Certificação, Alimentos, Perfil do Consumidor.Résumé
A diversidade de produtos agroalimentares e os problemas contemporâneos de segurança alimentar conduzem à incerteza sobre a qualidade dos produtos seja para os diferentes elos da cadeia produtiva como para o consumidor final. Neste sentido, o presente estudo objetivou identificar os principais fatores na tomada de decisão dos consumidores de produtos com certificação. Para tanto, realizou-se uma survey com amostragem não probabilística pelo encaminhamento de um questionário on line, que foi respondido por 220 pessoas. Entre os fatores que determinam o consumo de produtos certificados estão renda mensal, escolaridade e número de pessoas na família. O preço elevado é considerado um dos obstáculos ao consumo de produtos certificados. Verificou-se que existem consumidores que não sabem o que é certificação, o que se constitui em entrave para a decisão de compra dos produtos certificados. Estudos apontam incremento na importância que os consumidores atribuem à certificação após campanhas educativas. Neste sentido, faz-se necessário desenvolver campanhas de informação e de divulgação das características de produtos certificados.
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