“DIGAS O QUE CONSOMES QUE TE DIREI QUEM ÉS”: FATORES QUE INFLUENCIAM NO PADRÃO DE CONSUMO E QUE CONFIGURAM O PERFIL DO CONSUMIDOR ATUAL

Auteurs-es

  • Sílvia Naiara de Souza Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117013069

Mots-clés :

Consumidor, Padrão de Consumo, Enraizamento, Saúde.

Résumé

A ênfase dirigida à alimentação no decorrer das últimas décadas tem motivado medidas e transformações neste campo, incidindo inclusive, no posicionamento dos consumidores. O objetivo do ensaio teórico é identificar alguns fatores que influenciam na mudança dos padrões de consumo, principalmente, na procura por alimentos alternativos. No primeiro momento, são abordados fatores mais ligados ao avanço tecnológico nas práticas de produção e suas implicações na saúde. Na segunda parte, entra-se no mérito de “enraizamento”, entendendo a dinâmica de valorização de produtos e interligando-o com o local de origem e atributos de qualidade. O último fator relaciona esta mudança dos padrões de consumo a uma sociedade que preza a sua satisfação e encontra no consumismo uma forma de renovar sua identidade. Após o resgate desses fatores, conclui-se que há  necessidade de investigar os consumidores de produtos diferenciados produzidos no meio rural, visto que a partir deste ponto algumas políticas de apoio governamental aos pequenos agricultores podem ser reformuladas ou talvez implementadas de acordo com a característica dos determinados locais e demandas.

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Biographie de l'auteur-e

Sílvia Naiara de Souza Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural

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Publié-e

2014-06-05

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Borba, S. N. de S. (2014). “DIGAS O QUE CONSOMES QUE TE DIREI QUEM ÉS”: FATORES QUE INFLUENCIAM NO PADRÃO DE CONSUMO E QUE CONFIGURAM O PERFIL DO CONSUMIDOR ATUAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18, 175–182. https://doi.org/10.5902/2236117013069