SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL

Auteurs-es

  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS
  • Franciele Ines Reis Kunkel Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS

DOI :

https://doi.org/10.5902/223611707985

Mots-clés :

Satisfação dos Estudantes, Educação a Distância, Modelagem de Equações Estruturais.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/223611707985

O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores determinantes da satisfação dos estudantes de educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria mediante o desenvolvimento de um modelo de equações estruturais baseado em dados coletados em um survey que contemplou 416 estudantes. Os principais resultados descritivos sugerem que os estudantes estão satisfeitos com o sistema de aprendizagem, sua estrutura, o nível de dedicação de professores e tutores e com o curso de modo geral. O modelo proposto mostrou-se adequado para mensurar a satisfação geral dos estudantes, comprovando a influência positiva direta dos construtos flexibilidade e estrutura e organização do sistema e do curso e o impacto indireto dos fatores envolvimento do professor/tutor e interação. Os resultados do estudo fornecem feedback para a instituição avaliar os principais pontos positivos e negativos da estrutura dos cursos a distância, de modo a melhorar os níveis de satisfação e fortalecer a implementação do sistema de ensino a distância.

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Bibliographies de l'auteur-e

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é  professora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM e Editora da Revista Sociais e Humanas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, administração financeira, finanças comportamentais.

 

Franciele Ines Reis Kunkel, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração da Universidade Federal de Santa Maria

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é: a) professora do Departamento Administração Escolar (ADE); b) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); c) Professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil; d) Coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias da Informacao e Comunicacao Aplicadas a Educacao da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Tecnologia Educacional, atuando principalmente na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas nos seguintes temas: mediação pedagógica, educação a distância, produção de material didático, educação em ciência e tecnologia e ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.

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Publié-e

2013-07-31

Comment citer

Vieira, K. M., Kunkel, F. I. R., & Mallmann, E. M. (2013). SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFSM: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2617–2632. https://doi.org/10.5902/223611707985

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