A CONFIANÇA DO EMPRESARIADO NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE EM PAINEL

Ani Caroline Grigion Potrich, Kelmara Mendes Vieira, Pascoal José Marion Filho, Luana Santos Fraga

Abstract


As decisões sobre investimento estão permeadas de incertezas que costumam ser oriundas de mudanças de expectativas do futuro. Neste contexto e pautado no fato de que o Índice de Confiança do Empresário Industrial vem apresentando uma queda, principalmente entre os empresários da indústria de transformação, torna-se importante analisar o comportamento do índice ao longo dos últimos anos. Diante disso, a presente pesquisa objetiva-se a verificar qual o impacto que as variáveis macroeconômicas possuem no Índice de Confiança do Empresário Industrial. Utilizou-se um modelo econométrico de dados em painel com efeitos aleatórios. Os principais resultados sugerem que a variação positiva do índice em comparação ao mês anterior, assim como variação positiva do faturamento real do mês anterior e em dois meses anteriores, impactam positivamente no índice. Em contrapartida, averiguou-se que com a variação positiva do valor do dólar comercial e da inflação no mês anterior, ocorre uma diminuição do índice. As variações do próprio índice no período anterior, seguido do dólar, possuem maior impacto no Índice de Confiança do Empresário Industrial. Estes resultados demonstram que a expectativa futura quanto ao comportamento das variáveis macroeconômicas é determinante para as estimativas do custo de capital e das previsões de receitas e custos.

Keywords


Indicadores; Confiança; Investimentos

References


AIUB, G. W.; ANDRINI, J.; JUTTEL, N. Índice de confiança empresarial. Revista da UNIFEBE.2012, v. 1, n. 10, p. 1-13.

ANTONIK, L. R. Análise de projetos de investimento sob condições de risco. Revista FAE. 2004, v. 7, n. 1, p. 67-76.

ARELLANO, M. 1987. Computing Robust Standard Errors for Within Group Estimators. Oxford Bulletin of Economics and Statistics.1987, v. 49, p. 431-434.

BIAGNI, F. L. Fatores determinantes da estrutura de capital das empresas de capital aberto no Brasil: uma análise em painel. Dissertação de Mestrado, Rio de janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 2003. 127 p.

BIELSCHOWSKY, P.; CUSTÓDIO, M. C. KEYNES: a crítica ao modelo clássico e a criação da macroeconomia. Revista Eletrônica Novo Enfoque. 2011, v. 13, n. 13, p. 62-71.

BIERMAN JR., H.; SMIDT, S. The capital budgeting decision. New York: MacMillan, 1975.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA-CNI. ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial: Nota Metodológica. Brasília: Pesquisas e Sondagens, 2008. Brasília, ano 1, n.3.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA-CNI. Índice de Confiança do Empresário Industrial. Publicação trimestral da Confederação Nacional da Indústria – CNI. Unidade de Política Econômica – PEC, 2011. Ano 13, Número 1.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA-CNI. Metodologia do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI): versão 2.0. Brasília, 2014. Disponível em: . Acesso em: 12/12/2014.

GREENE, W. Econometric analysis. 5 Ed, NJ: Uper Saddle River, Prentice Hall, 2002.

GOLDSZMIDT, R. G. B.; BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, F. C. O efeito país sobre o desempenho da firma: uma abordagem multinível. In: III Encontro de Estudos em Estratégia, 2007, São Paulo. Anais do Congresso.

HOFMANN, R. M. Comportamento da confiança do consumidor e do empresário industrial brasileiro no período 2010/11. Indicadores Econômicos FE. 2012. v. 40, n. 1, p. 117-134.

HSIAO, C. Panel Data Analysis - Advantages and Challenges, IEPR Working Papers, Institute of Economic Policy Research (IEPR), 2006.

MACHADO, E. F.; PONTILI, R. M. PIB, Taxa Selic e sua influência sobre os investimentos em formação de capital fixo na economia brasileira. In: VII Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Campus de Cascavel; 2008 jun 17-19. Cascavel, Brasil.

MARQUES, L. D. Modelos dinâmicos com dados em painel: revisão de literatura. Dissertação de Mestrado. Portugal: Faculdade de Economia do Porto; 2000. 80 p.

ROSSI JR, J. L.; LABAN NETO, S. A.; CLARO, D. P.; LUCCI, C. R.; BOLZANI, L. C.; CARVALHO, M. D. Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN): Metodologia e Resultados Preliminares. Insper Working Paper 166, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10/12/2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236117017541



DEAR AUTHORS,

PLEASE, CHECK CAREFULLY BEFORE YOUR SUBMISSION:

- IF ALL AUTHORS "METADATA" (ORCID, LINK TO LATTES, SHORT BIOGRAPHY, AFFILIATION) WERE ADDED,

- THE CORRECT IDIOM YOUR SECTION,

- IF THE HIGHLIGHTS WERE ADDED,

- IF THE GRAPHIC ABSTRACTS WAS ADDED,

- IF THE REVIEWERS INDICATION WAS DONE,

- IF THE REFERENCES FORMAT ARE CORRECT(ABNT)

- IF THE RESOLUTION YOUR FIGURES (600 DPI) ARE SUITABLE

*******************************

PREZADOS AUTORES,

POR FAVOR, VERIFIQUE ATENTAMENTE ANTES DA SUBMISSÃO: 
- SE OS METADADOS (ORCID, LINK PRO LATTES, CURTA BIOGRAFIA E AFILIAÇÃO) DE "TODOS" OS AUTORES FORAM ADICIONADOS, 
- IDIOMA, 
- SE OS HIGHLIHTS FORAM ADICIONADOS, 
- SE O GRAPHICAL ABSTRACT FOI ADICIONADO, 
- SE A INDICAÇÃO DOS REVISORES FOI FEITA, 
- SE O FORMATO DAS REFERÊNCIAS ESTÁ ADEQUADO (ABNT) 
- SE A RESOLUÇÃO SUAS FIGURAS (600 DPI) ESTÁ ADEQUADA.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

**************************************************

WE ARE ON FACEBOOK! (You are our guest!)

 

Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/22361170

Contact: reget.ufsm@gmail.com

...................................................................................


Accesses since 19/06/2012

...................................................................................

Sponsors: