Meio ambiente e sociedade: uma relação a ser pensada a partir da vida

Auteurs-es

  • Cláudia Battestin Doutorado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil
  • Arnaldo Nogaro Doutorado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil
  • Elisabete Cerutti Doutorado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117019196

Mots-clés :

Educação ambiental, Vida, Responsabilidade Humana.

Résumé

O presente artigo visa apresentar um ensaio teórico sobre a Educação Ambiental cuja ênfase ocorre a partir de um princípio ontológico que visa à vida. Enquanto pesquisa bibliográfica, o estudo reveste-se de reflexões que remetem ao cuidado com todas as formas de vida, estabelecendo a relação do homem com a natureza, lugar em que ocorre a centralidade de uma educação ambiental. Embora haja contextualização de que a exploração humana alterou o equilíbrio natural, o ensaio pensa estratégias e soluções para a superação da crise ambiental. Como conclusão, aponta a Carta de Belgrado enquanto promoção do indivíduo para a construção da cidadania a partir da Educação Ambiental e da responsabilidade humana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cláudia Battestin, Doutorado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Arnaldo Nogaro, Doutorado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Elisabete Cerutti, Doutorado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Références

APEL, KARL OTTO. Estudos de Moral Moderna. Petrópolis: Vozes, 1994.

AYRES, F. G. S.; BASTOS F., J. B. O exercício das liberdades, o combate à pleonexia e a educação ambiental no processo do desenvolvimento. Revista Brasileira de Ciências Ambientais: ICTR & CEPEMA. São Paulo, n. 7, ago. 2007. Disponível em: <http://www.rbciamb.com.br/ images/online/07_artigo_5_artigos122.pdf>. Acesso em 05 de agosto de 2011.

BECCHI, PAOLO. La ética en la era de la técnica. Elementos para una critica a Karl-Otto Apel y Hans Jonas. In: Cuadernos de Filosofia del Derecho. Universidad de Alicante, Espagrafic, 1989.

COULANGES, FUSTEL. A Cidade Antiga. 1ed. São Paulo: Hemus,1975.

DUPAS, GILBERTO. Ética e poder na sociedade da informação: de como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. São Paulo: Unesp, 2011.

GIACOIA, OSWALDO, JUNIOR. Hans Jonas: O Principio Responsabilidade, Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. In: OLIVEIRA, de, A Manfredo (Org.). Correntes Fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001.

GOERGEN. P. Pós-modernidade, ética e educação – polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores associados, 2001.

INAMB. Instituto Nacional do Meio Ambiente. Educação Ambiental: textos básicos. Lisboa, 1990.

KITZMANN, D. Ambientalização de espaços educativos: aproximações conceituais e metodológicas. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande: FURG, v. 18, jan. a jun. de 2007.

MEISTER, JOSÉ ANTONIO FRACALOSSI. O Conceito Vida como Fundamentação ontológica da ética da Responsabilidade em Hans Jonas.197f.Tese (Doutorado em Filosofia). Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

SAUVÉ, LUCIE. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.

SORRENTINO, M. Universidade, educação ambiental e políticas públicas. In: Visões e experiências ibero-americanas de sustentabilidade nas universidades. Desdobramentos do 3º seminário internacional de sustentabilidade na universidade. São Carlos: novembro de 2001.

TOZONI-REIS, M.F.C. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: SP: Autores Associados, (Coleção educação contemporânea), 2004.

Téléchargements

Publié-e

2015-08-24

Comment citer

Battestin, C., Nogaro, A., & Cerutti, E. (2015). Meio ambiente e sociedade: uma relação a ser pensada a partir da vida. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19, 82–87. https://doi.org/10.5902/2236117019196