Discutindo as potencialidades dos vídeos tutoriais para a utilização em educação a distância

Autores/as

  • Josiane Dal Forno Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708689

Palabras clave:

Vídeos Tutoriais, Recursos Educacionais, Educação a Distância.

Resumen

Observa-se que os professores, de modo geral, utilizam de forma limitada os recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e também outros externos a ele que poderiam ser inseridos neste ampliando as possibilidades formativas oferecidas tanto do ensino presencial, quanto da educação a distância. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção de vídeos tutoriais e discutir a sua utilização em atividades pedagógicas nas diferentes modalidades educativas. Para realização deste trabalho, utilizou-se, num primeiro momento, de pesquisa bibliográfica a respeito dos principais assuntos envolvidos na produção e uso dos vídeos tutoriais. Para compreender e fomentar o uso vídeos tutoriais como recursos educacionais por professores de ensino superior, na educação a distância e no ensino presencial, partiu-se para a criação de alguns vídeos. O processo de criação de um vídeo tutorial envolve diferentes etapas e conhecimentos específicos, sobretudo quanto às características e potencialidades de diferentes softwares.

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Biografía del autor/a

Josiane Dal Forno, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta NTC/CE

Citas

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Publicado

2013-07-31

Cómo citar

Forno, J. D. (2013). Discutindo as potencialidades dos vídeos tutoriais para a utilização em educação a distância. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2577–2583. https://doi.org/10.5902/223611708689

Número

Sección

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