EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE MUNICÍPIOS

Autores/as

  • Carla Cristiane Mueller Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Clayton Hillig Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Wanderléia Brinckmann Universidade de Múrcia
  • Ubirajara de Almeida Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611704309

Palabras clave:

Saberes Locais, Educação, Desenvolvimento Local.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/223611704309

O Desenvolvimento Sustentável requer conhecimentos dos gestores públicos e privados, das associações comunitárias, dos sindicatos e de uma ferramenta fundamental de transformação da cultura e do conhecimento de uma sociedade que é o Professor. A qualificação dos gestores e educadores é fundamental para que possam, com ferramentas de participação, buscar junto à comunidade os objetivos que a mesma tem em relação ao futuro do município e sua relação com a região. Conforme Aziz AB’Saber, é fundamental que a escola proporcione aos seus alunos conhecimento local para o ensino fundamental, e regional para o ensino médio. “A educação é o meio pelo qual a criança se integra ao processo civilizatório e à sociedade. Ela deve ter três bases: o domínio do saber acumulado, as oficinas de talentos e o conhecimento da região” (Entrevista Revista Nova Escola – Edição 139 – Janeiro de 2001). Baseado nesta afirmação é fundamental que os gestores e professores tenham consciência de que somente o conteúdo programático não é o suficiente para que os alunos tenham o conhecimento necessário para que possam ocorrer mudanças de hábitos onde se comece a praticar a cultura do Desenvolvimento Local Sustentável. O conhecimento da região e as oficinas que proporcionam formas de aprimorar as qualidades e a real vocação da comunidade escolar são fundamentais para melhorar a qualidade de vida de uma comunidade e município. Após coletadas as informações de qualificação, quanto ao conhecimento de métodos de desenvolvimento local sustentável junto aos gestores, o Projeto pretende proporcionar oficinas de qualificação aos gestores, professores e lideranças dos municípios para estabelecer um programa de acompanhamento que terá como base o respeito a cultura local, a vocação da população e as condições geográficas e também ambientais de cada região.

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Biografía del autor/a

Carla Cristiane Mueller, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

BIÓLOGA E ESTUDANTE DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Clayton Hillig, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Departamento de Ciências Agrárias

Wanderléia Brinckmann, Universidade de Múrcia

Professora do Departamento de Geografia da Universidade de  Múrcia

Ubirajara de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

Citas

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Publicado

2012-01-23

Cómo citar

Mueller, C. C., Hillig, C., Brinckmann, W., & Almeida, U. de. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE MUNICÍPIOS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 883–903. https://doi.org/10.5902/223611704309

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