MÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DAS MÍDIAS NA SALA DE AULA PRESENCIAL

Autores/as

  • Clea Hempe Polo de Apoio Presencial de Panambi/RS - UAB

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611704186

Palabras clave:

Mídias, Educação à Distância, Sala de Aula Presencial.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/223611704186

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que aborda a realidade de utilização de recursos midiáticos em sala de aula presencial por professores que realizaram cursos à distância em comparação a professores que não tenham realizado cursos nesta modalidade. Para obtenção dos resultados, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa entre os participantes, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Os resultados apresentaram uma distinção entre dois grupos da pesquisa, apontando que os professores que realizam/realizaram cursos à distância, organizam suas aulas utilizando mídias diferentes daquelas usadas por professores que não realizaram cursos nessa modalidade de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clea Hempe, Polo de Apoio Presencial de Panambi/RS - UAB

Professora de Geografia. Atua no Museu Arquivo Historico Professor Hermann Wegermann como professora pesquisadora.Mestranda em Geografia na UFSM.

Citas

ALMEIDA, CLEIBSON. Debatendo o papel do tutor em Educação a Distância. In Ambientes Virtuais de Aprendizagem. I Encontro Nacional de Educação à Distância. Ribeirão Preto, 2006.

ALMEIDA, MARIA CRISTINA ALVEZ, Formação de professores de Nazaré da Mata. Ano da Formação 2005. Bairro: Nazaré da Mata, CEP: 50000000. Cidade: Nazare da Mata, UF: PE. Disponível em:<http://www.publicacoes.inep.gov.br >. Acesso em: 28 ago 2010.

ALMEIDA, MARIA ELISABETH BIANCONCINI. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. PUC/SP, jul, 1999. Disponível

em:<http://www.proinfo.gov.br,1999>. Acesso em: 28 ago 2010.

ALMEIDA, MARIA ELISABETH BIANCONCINI. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. Disponível em <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/itlr/tetxt2.htm> Acesso em8 out 2010.

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Disponível em:

<http://www.educacaonanet.com.br/professores/mod/forum/index.php?id=155>. Acesso em 27 de ago 2010.

BRASIL-MEC - Ministério da Educação e Cultura. Mídias e Educação. Disponível em:

<http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index6.html>. Acesso em 20 jun 2010.

BRASIL, MEC. Informática Aplicada a Educação. Curso Técnico para Funcionários da Educação, 2007.

CARVALHO, M.J.S; NEVADO, R. A; MENEZES, C. S. Arquiteturas pedagógicas para educação a distância. In: CARVALHO, M.J.S; NEVADO, R. A; MENEZES, C. S(Orgs.). Aprendizagem em rede na Educação à Distância. Porto Alegre. RS.PEAD/UFRGS, 2007.

BASSO, CINTIA MARIA. Algumas reflexões sobre o Ensino mediado pelo computador. Disponível em:

http://www.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm. Acesso em 07 out 2010.

COSTA, VÂNIA FLORES, MADRUGA, SERGIO ROSSI. Apostila de Metodologia para Elaboração de monografia, Professores Conteutistas. Curso de Especialização em Educação Ambiental. Polo UAB/Panambi-RS. p.15, 2010.

DEMO, PEDRO. Educar para Pesquisa. 3 ed.SP, 1998.

ESTEVES, MANUELA. F (1999) Reconstrução da Formação de Educadores Face aos Desafios da Sociedade CientíficoTecnológica.

In: Anais VII Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Cientifica, ed. Unijui, 2000.

FARIA, ANÁLIA RODRIGUES DE. Desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. 4ª. ed. São Paulo: Ática, 1998

FREIRE E PRADO. Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de software educacional. O computador na sociedade do conhecimento

VALENTE, J. A. (org). Campinas:Nied-unicamp,1999.p.111-129.

JORDÃO, TERESA CRISTINA. Recursos Digitais de Aprendizagem. Disponível em:

<http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art11.pdf>. Acesso em: 06 set de 2010.

LEMOS, EVELYSE DOS SANTOS. (Re)situando a teoria de aprendizagem significativa na prática. Docente, na formação de professores e nas investigações educativas em ciências.Disponíveis em:<http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V5N3/v5n3a3.pdf>. Acesso em 08 out 2010.

LUCK, HELOISA. A evolução da gestão educacional a partir da mudança paradigmática. In Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, fev /jun. 2000.

MACHADO, ALEXANDRE. Competências Interprofissionais: Modalidade Presencial e a Distância da Educação Profissional. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Tese de Doutorado. Orientadora Maria Suzana Marc Amoretti. 371 p.

MERCADO, LUÍS PAULO LEOPOLDO. Formação Continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: ed.UFAL,1999.

PRATA, CARMEM LÚCIA. Gestão escolar e as tecnologias. In: ALONSO, Myrtes; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; MASETTO, Marcos Tarciso; MORAN, José Manuel; VIEIRA, Alexandre Thomaz. Formação de gestores escolares para utilização de tecnologias de informação e comunicação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2002

UFSM. MIDIAS NA EDUCAÇÃO. Curso de Especialização em Mídias na Educação, 2009. Disponível em:

<http://cead.ufsm.br/moodle/course/view. phpid=2649&username=guest>. Acesso em ago de 2010.

MORAN. JOSÉ MANUEL. Ensino e Aprendizagem inovadores com Tecnologias. Artigo publicado na revista Informática na Educação: Teoria& Prática. Porto Alegre. v.3,N.1( set. 2000) UFRGS. Programa de Pós- Graduação em Informática na Educação. Núcleo de Educação a Distância. - Centro Universitário Salesiano de São Paulo UNISAL.

Disponívelem:<http://www.nead.unisal.br/html/ead/possibilidades.html/>.Acesso em: 28 ago de 2010.

MORAN. JOSÉ MANUEL. Mudanças profundas e urgentes na educação. Artigo disponível em:<http://www.eca.usp.br/prof/moran/profundas.htm Acesso em 20/02/2006 a>.Acesso em 8 out 2010.

NEVADO, R, MADGALENA, B, COSTA. Formação de Professores multiplicadores2@ projetos cooperativos.urfsbr. Revista Informática na Educação: Teoria e Prática.V2 n2 out 99.

OLIVEIRA ANDRE DE, Tecnologia. Aprender em Rede. Software Moodle, ferramenta de pesquisa e interatividade, proporciona um ambiente virtual de aprendizagens que estimula a troca de saberes. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_4IGMBSHROEJ:www.cartanaescola.com.br/edicoes/34/ap

render em rede/+tecnologia+aprender+em+rede+andre+de+oliveira&hl=pt-BR&gl=br&strip=0>. Acesso em: 15 de ago de 2010.

KONRATH, MARY. Módulo Uso da Informática na PRÁTICA Pedagógica. O Processo Ensino-aprendizagem- Etapa 1. Material adaptado, Ciclo Intermediário – II edição- 2009.

PRETTO, NELSON DE LUCA, RICCIO, NICIA CRISTINA ROCH, PEREIRA, SOCORRO AAPARECIDA CABRAL, Reflexões Teóricometodológicas sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Debates em Educação. vol.1,n.1.jan/jun.2009. Disponível em: http://. Acesso 25 set de 2010.

SILVA, EZEQUIEL THEODORO. Revalorização do livro diante das novas mídias (...). professor colaborador voluntário da Faculdade de Educação – UNICAMP, doutor em Psicologia da Educação (Pucsp-1979). Livre Docente em Metodologia do Ensino.

SUZUKI, JULIANA TELES FARIAS, RAMPAZZO, SANDRA REGINA DOS REIS.Tecnologias em Educação. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2009

VALENTE, JOSÉ ARMANDO. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem Disponível em <http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf>. Acesso em: 20 jun

de 2010.p.23-30

VILARINHO, LÚCIA GOULART, SANDE, IÊDA CARVALHO. Formação Continuada de Professores em Cursos Online: novas Perspectivas no Processo Ensino Aprendizagem.XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação –NCE-IM?UFRJ 2003. Disponível em < http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/230>. Acesso em 14 de set de 2010.

VYGOTSKY, LEV S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. 135 p. (Coleção Psicologia e Pedagogia).

WENDLAND, VERONICE. O Computador na Escola: Reflexões sobre o uso criativo e inovador para que ocorra a aprendizagem. Monografia pós- graduação –UNICRUZ, 2003.

Publicado

2012-01-23

Cómo citar

Hempe, C. (2012). MÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DAS MÍDIAS NA SALA DE AULA PRESENCIAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 720–733. https://doi.org/10.5902/223611704186