MÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DAS MÍDIAS NA SALA DE AULA PRESENCIAL

Authors

  • Clea Hempe Polo de Apoio Presencial de Panambi/RS - UAB

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611704186

Keywords:

media, distance learning, attendance classroom.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611704186

This paper intends to discuss some elements of the fundamentals of environmental education(EE), the perspective of rapprochement between Freire's pedagogy and aspects of environmentaljustice, focusing on environmental conflicts immanent to the hegemonic social model. Seeking tounderstand the asymmetry of the appropriation of joint property attempts to indicate pedagogicalpossibilities since the emergence of ideas about the environment in the category view of EAcriticizes transforming and emancipatory. Therefore, it emphasizes the understanding of theenvironmental category, understood not as empirical abstraction, but in their historicaleffectiveness, in the expression of the relationships that they print the substance of space in theconstruction of all dialectic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Clea Hempe, Polo de Apoio Presencial de Panambi/RS - UAB

Professora de Geografia. Atua no Museu Arquivo Historico Professor Hermann Wegermann como professora pesquisadora.Mestranda em Geografia na UFSM.

References

ALMEIDA, CLEIBSON. Debatendo o papel do tutor em Educação a Distância. In Ambientes Virtuais de Aprendizagem. I Encontro Nacional de Educação à Distância. Ribeirão Preto, 2006.

ALMEIDA, MARIA CRISTINA ALVEZ, Formação de professores de Nazaré da Mata. Ano da Formação 2005. Bairro: Nazaré da Mata, CEP: 50000000. Cidade: Nazare da Mata, UF: PE. Disponível em:<http://www.publicacoes.inep.gov.br >. Acesso em: 28 ago 2010.

ALMEIDA, MARIA ELISABETH BIANCONCINI. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. PUC/SP, jul, 1999. Disponível

em:<http://www.proinfo.gov.br,1999>. Acesso em: 28 ago 2010.

ALMEIDA, MARIA ELISABETH BIANCONCINI. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. Disponível em <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/itlr/tetxt2.htm> Acesso em8 out 2010.

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Disponível em:

<http://www.educacaonanet.com.br/professores/mod/forum/index.php?id=155>. Acesso em 27 de ago 2010.

BRASIL-MEC - Ministério da Educação e Cultura. Mídias e Educação. Disponível em:

<http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index6.html>. Acesso em 20 jun 2010.

BRASIL, MEC. Informática Aplicada a Educação. Curso Técnico para Funcionários da Educação, 2007.

CARVALHO, M.J.S; NEVADO, R. A; MENEZES, C. S. Arquiteturas pedagógicas para educação a distância. In: CARVALHO, M.J.S; NEVADO, R. A; MENEZES, C. S(Orgs.). Aprendizagem em rede na Educação à Distância. Porto Alegre. RS.PEAD/UFRGS, 2007.

BASSO, CINTIA MARIA. Algumas reflexões sobre o Ensino mediado pelo computador. Disponível em:

http://www.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm. Acesso em 07 out 2010.

COSTA, VÂNIA FLORES, MADRUGA, SERGIO ROSSI. Apostila de Metodologia para Elaboração de monografia, Professores Conteutistas. Curso de Especialização em Educação Ambiental. Polo UAB/Panambi-RS. p.15, 2010.

DEMO, PEDRO. Educar para Pesquisa. 3 ed.SP, 1998.

ESTEVES, MANUELA. F (1999) Reconstrução da Formação de Educadores Face aos Desafios da Sociedade CientíficoTecnológica.

In: Anais VII Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Cientifica, ed. Unijui, 2000.

FARIA, ANÁLIA RODRIGUES DE. Desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. 4ª. ed. São Paulo: Ática, 1998

FREIRE E PRADO. Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de software educacional. O computador na sociedade do conhecimento

VALENTE, J. A. (org). Campinas:Nied-unicamp,1999.p.111-129.

JORDÃO, TERESA CRISTINA. Recursos Digitais de Aprendizagem. Disponível em:

<http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art11.pdf>. Acesso em: 06 set de 2010.

LEMOS, EVELYSE DOS SANTOS. (Re)situando a teoria de aprendizagem significativa na prática. Docente, na formação de professores e nas investigações educativas em ciências.Disponíveis em:<http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V5N3/v5n3a3.pdf>. Acesso em 08 out 2010.

LUCK, HELOISA. A evolução da gestão educacional a partir da mudança paradigmática. In Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, fev /jun. 2000.

MACHADO, ALEXANDRE. Competências Interprofissionais: Modalidade Presencial e a Distância da Educação Profissional. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Tese de Doutorado. Orientadora Maria Suzana Marc Amoretti. 371 p.

MERCADO, LUÍS PAULO LEOPOLDO. Formação Continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: ed.UFAL,1999.

PRATA, CARMEM LÚCIA. Gestão escolar e as tecnologias. In: ALONSO, Myrtes; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; MASETTO, Marcos Tarciso; MORAN, José Manuel; VIEIRA, Alexandre Thomaz. Formação de gestores escolares para utilização de tecnologias de informação e comunicação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2002

UFSM. MIDIAS NA EDUCAÇÃO. Curso de Especialização em Mídias na Educação, 2009. Disponível em:

<http://cead.ufsm.br/moodle/course/view. phpid=2649&username=guest>. Acesso em ago de 2010.

MORAN. JOSÉ MANUEL. Ensino e Aprendizagem inovadores com Tecnologias. Artigo publicado na revista Informática na Educação: Teoria& Prática. Porto Alegre. v.3,N.1( set. 2000) UFRGS. Programa de Pós- Graduação em Informática na Educação. Núcleo de Educação a Distância. - Centro Universitário Salesiano de São Paulo UNISAL.

Disponívelem:<http://www.nead.unisal.br/html/ead/possibilidades.html/>.Acesso em: 28 ago de 2010.

MORAN. JOSÉ MANUEL. Mudanças profundas e urgentes na educação. Artigo disponível em:<http://www.eca.usp.br/prof/moran/profundas.htm Acesso em 20/02/2006 a>.Acesso em 8 out 2010.

NEVADO, R, MADGALENA, B, COSTA. Formação de Professores multiplicadores2@ projetos cooperativos.urfsbr. Revista Informática na Educação: Teoria e Prática.V2 n2 out 99.

OLIVEIRA ANDRE DE, Tecnologia. Aprender em Rede. Software Moodle, ferramenta de pesquisa e interatividade, proporciona um ambiente virtual de aprendizagens que estimula a troca de saberes. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_4IGMBSHROEJ:www.cartanaescola.com.br/edicoes/34/ap

render em rede/+tecnologia+aprender+em+rede+andre+de+oliveira&hl=pt-BR&gl=br&strip=0>. Acesso em: 15 de ago de 2010.

KONRATH, MARY. Módulo Uso da Informática na PRÁTICA Pedagógica. O Processo Ensino-aprendizagem- Etapa 1. Material adaptado, Ciclo Intermediário – II edição- 2009.

PRETTO, NELSON DE LUCA, RICCIO, NICIA CRISTINA ROCH, PEREIRA, SOCORRO AAPARECIDA CABRAL, Reflexões Teóricometodológicas sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Debates em Educação. vol.1,n.1.jan/jun.2009. Disponível em: http://. Acesso 25 set de 2010.

SILVA, EZEQUIEL THEODORO. Revalorização do livro diante das novas mídias (...). professor colaborador voluntário da Faculdade de Educação – UNICAMP, doutor em Psicologia da Educação (Pucsp-1979). Livre Docente em Metodologia do Ensino.

SUZUKI, JULIANA TELES FARIAS, RAMPAZZO, SANDRA REGINA DOS REIS.Tecnologias em Educação. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2009

VALENTE, JOSÉ ARMANDO. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem Disponível em <http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf>. Acesso em: 20 jun

de 2010.p.23-30

VILARINHO, LÚCIA GOULART, SANDE, IÊDA CARVALHO. Formação Continuada de Professores em Cursos Online: novas Perspectivas no Processo Ensino Aprendizagem.XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação –NCE-IM?UFRJ 2003. Disponível em < http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/230>. Acesso em 14 de set de 2010.

VYGOTSKY, LEV S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. 135 p. (Coleção Psicologia e Pedagogia).

WENDLAND, VERONICE. O Computador na Escola: Reflexões sobre o uso criativo e inovador para que ocorra a aprendizagem. Monografia pós- graduação –UNICRUZ, 2003.

Published

2012-01-23

How to Cite

Hempe, C. (2012). MÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DAS MÍDIAS NA SALA DE AULA PRESENCIAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 720–733. https://doi.org/10.5902/223611704186