A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS

Clea Hempe, Jorge Orlando Cuellar Noguera

Abstract


http://dx.doi.org/10.5902/223611704117

Keywords


Resíduos Sólidos, Práticas, Ensino.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 2004. Resíduos sólidos – classificação: NBR-10004. Rio de Janeiro: ABNT 63p.

AMORIM, A.P. et al. Lixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade de Rio Grande - RS. Disponível em: http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/viewFile/888/920>. Acesso em 24 de maio de 2011.

CALDEROINI, SABETAI. Os bilhões perdidos no lixo. São Paulo; Ed. Humanistas, 1997.

BRASIL. Senado Federal. Agenda 21 Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento. 3 ed. Brasília: Senado Federal, subsecretaria de edições, 2001.

CEMPRE. Lixo Municipal: manual de gerenciamento integrado. São Paulo: IPT/ CEMPRE , 2000. 370p.

DECRETO nº 38.356, de 1º de abril de1998. Gestão dos resíduos sólidos no Rio Grande do Sul.

DECRETO nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Trata sobre Dispensa de Licitação para contratação de Catadores de Resíduos.

GUANABARA, R., GAMA, T.,EIGENHEER,E,M. Os resíduos sólidos como tema gerador: da pedagogia dos três R’s ao risco ambiental. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental .v.21, jul a dez de 2008.

FILHO, JOSÉ WALTER SANTOS FILHO. Jogo tartarugas: Objeto de Aprendizagem na Educação Ambiental.

HEMPE, CLÉA. Midias no contexto escolar: investigação sobre o uso das mídias na sala de aula presencial. Artigo apresentado no Curso Especialização em Mídias na Educação. Dez/2010. UFSM.

YOSHITAKE, M. Teoria do Controle Gerencial. São Paulo: Ibradem, 2004.

LAYRARQUES. PHILIPS. O Cinismo da Reciclagem: O significado da reciclagem e suas implicações para a educação ambiental. In Loreiro F. Layargues, P. Castro (Orgs) Educação Ambiental; repensando o espaço da cidadania. São Paulo; Cortez,2002,.

LIMA, WESLEY SCHETTINO DE (conteudista); CATAPRETA , CÍCERO ANTÔNIO ANTUNES (conteudista).Resíduos Sólidos. Guia

do Profissional em Treinamento. Nível 2. Rede de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiente / Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (org.). – Belo Horizonte , – ReCESA , 2008.

MELO, F. R. Q., KORF.E. P. Percepção e sensibilização ambiental de universitários sobre os impactos ambientais da disposição de resíduos sólidos urbanos em Passo Fundo - RS. Revista Brasileira de Educação Ambiental.

MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE. Legislação. Disponível em:

http://www.mma.gov.br/sitio/index.phpido=legislacao.index&tipo=0>. Acesso em: 12 de jul 2011.

MOURA, A. C. M. Reflexões Metodológicas como subsídio para Estudos Ambientais Baseados em Análise de Multicritérios. In Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Florianópolis, Brasil, 21-26 abril, 2007.

NOGUERA, JORGE ORLANDO CUELLAR (professor Conteudista- UFSM). Curso de Especialização em Educação Ambiental. Disciplina Abordagem das Questões Ambientais: Poluição Urbana, Ar e Resíduos Sólidos e Urbanos (2010). Xerox materiais do Curso. Polo de Apoio Presencial – Panambi - RS.

PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança.6ª edição.São Paulo:Martins Fontes,1993.

RIZZO, MARÇAL. REGÉRIO. O Consumismo, o Meio Ambiente e a Violência, 2008.

RAMOS, J. S. Gestão integrada de resíduos sólidos em instituições de ensino: estudo de caso para aplicação nas Faculdades Kennedy. Revistos resíduos em referência – Gestão de Resíduos e Sustentabilidade. Dez 2010.P

REIGOTA, MARCOS. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2006.

RIO GRANDE DO SUL. (ESTADO), 1993. Lei nº 9.921, de 27 de julho de 1993. Dispõe da Gestão dos Resíduos Sólidos no Estado. Porto Alegre, RS: Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Antonio Britto.

RIO GRANDE DO SUL.(ESTADO), 1998. Decreto nº 38.356, de 1 de abril de 1998. Aprova o regulamento da Lei de 27 de julho de 1993 que dispõe sobre a Gestão dos Resíduos sólidos no Rio Grande do Sul. Diário Oficial do Estado, Porto Alegre, RS.

SCHEREN, M. A. A educação ambiental e a gestão integrada do tratamento e destino final dos resíduos sólidos no Município de Sede Nova/RS. Disponível em: http://www.remea.furg.br/edicoes/vol13/art10v13.PDF> Acesso em 24 de maio de 2011.

TUZZIN, MARIA CARDOSO. Utilização de objeto de aprendizagem. Relato de experiência de ensino de leitura e escrita. Dissertação do Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a educação, Polo de Três de Maio, 2010.Disponível em: . Acesso em 18 de set 2011.




DOI: https://doi.org/10.5902/223611704117



DEAR AUTHORS,

PLEASE, CHECK CAREFULLY BEFORE YOUR SUBMISSION:

- IF ALL AUTHORS "METADATA" (ORCID, LINK TO LATTES, SHORT BIOGRAPHY, AFFILIATION) WERE ADDED,

- THE CORRECT IDIOM YOUR SECTION,

- IF THE HIGHLIGHTS WERE ADDED,

- IF THE GRAPHIC ABSTRACTS WAS ADDED,

- IF THE REVIEWERS INDICATION WAS DONE,

- IF THE REFERENCES FORMAT ARE CORRECT(ABNT)

- IF THE RESOLUTION YOUR FIGURES (600 DPI) ARE SUITABLE

*******************************

PREZADOS AUTORES,

POR FAVOR, VERIFIQUE ATENTAMENTE ANTES DA SUBMISSÃO: 
- SE OS METADADOS (ORCID, LINK PRO LATTES, CURTA BIOGRAFIA E AFILIAÇÃO) DE "TODOS" OS AUTORES FORAM ADICIONADOS, 
- IDIOMA, 
- SE OS HIGHLIHTS FORAM ADICIONADOS, 
- SE O GRAPHICAL ABSTRACT FOI ADICIONADO, 
- SE A INDICAÇÃO DOS REVISORES FOI FEITA, 
- SE O FORMATO DAS REFERÊNCIAS ESTÁ ADEQUADO (ABNT) 
- SE A RESOLUÇÃO SUAS FIGURAS (600 DPI) ESTÁ ADEQUADA.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

**************************************************

WE ARE ON FACEBOOK! (You are our guest!)

 

Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/22361170

Contact: reget.ufsm@gmail.com

...................................................................................


Accesses since 19/06/2012

...................................................................................

Sponsors: