Repensando o consumismo: uma reflexão sobre a necessidade de um “consumo responsável”
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611702300Palabras clave:
Repensar, Consumo, Responsabilidade, Educação ambientalResumen
trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica reflexiva sobre a necessidade de conter o consumismo, com o incentivo ao questionamento dos motivos que nos levam à aquisição de algum produto e a adoção de ações que fortaleçam a educação das pessoas quanto à importância de preservar o meio ambiente natural de nosso planeta, tão prejudicado pela atuação do homem na busca da sobrevivência e do desenvolvimento. Também foi realizada uma pesquisa de campo sobre o que um grupo de jovens considera consumo responsável, além do relato de experiências concretas na redução do consumo através da aplicação da prática dos “erres” ecológicos. Sem dúvida, a utilização do consumo responsável é um ótimo caminho para contribuir com este processo de recuperação dos recursos naturais de nosso planeta e, para isto, precisamos utilizar, cotidianamente, os Erres, pelos menos os quatro mais utilizados: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Onde Repensar, embora tenha sido integrado aos demais, posteriormente, seja de fundamental relevância por sugerir a reflexão, a maneira mais eficiente de internalizarmos o conhecimento como um valor maior, necessário a nossa existência como indivíduos.
Descargas
Citas
A HISTÓRIA DAS COISAS (Versão Brasileira) Um projeto da comunidade PERMACULTURA no Orkut. IN:http://sununga.com.br/HDC/index.php?topico=display, em agosto de 2009.
BECK, Ulrich . Sociedade Global, Sociedade de riscos. Sociedade Global, Sociedade de riscos. Ulrich Beck. Apresentação. Luiz Fernandes de Assis, editor dos Cadernos da Escola do Legislativo. IN: www.almg.gov.br/CadernosEscol/Caderno7/sociedade.pdf , em 5 de agosto de 2009
CARDOSO, F. H, e ALENCAR – Desenvolvimento Sustentável: variações sobre um mesmo tema, Revista Ciência e Ambiente, nº 3, Editora UFSM, Dez.1991.
CAPRA, F. As conexões ocultas – ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Ed. Pensamento – Cultrix, 2002, 296 p.
CIDIN e SILVA, A pegada ecológica em relação ao homem, à natureza e à cidade. IN:http://www.ecoeco.org.br/conteudo/publicacoes/encontros/v_en/Mesa3/1.pdf, em 11 de novembro de 2009.
COLPO, E.E. O consumo como uma prática cultural. Monografia de Graduação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria; 2005. 50 p.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência ecológica: o impacto do que consumimos e as mudanças que podem melhorar o planeta. Rio de Janeiro: Elsevier / Campus, 2009, 264 p.
GUIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005, 598 p.
HARVEY, David. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004. 382 p.
KITAMURA, P.C. Agricultura e desenvolvimento sustentável: uma agenda para discursão. São Paulo: Colombo. 1994. 206 p.
OLIVEIRA, Pérsio S. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 2008, 140 p.
PIETROCOLLA, L.G. O que todo cidadão precisa saber sobre sociedade de consumo. São Paulo: Ed. Global, 1987, p.40- 80.
SOMPRÉ, J.S. Políticas Públicas e Sustentabilidade: Projeto RS Rural na terra indígena Guarita – Setor Três Soitas Ijuí, 2007. IN: http:/www.comin.org.br/news/publicacoes/1207074533.pdf, em 03 de novembro de 2009.
Blog Jogo Limpo. IN: http://projetojogolimpo.blogspot.com/2009/06/consumismo-esta-fora-de-moda.html, em 30 de outubro de 2009.