O que você faz com seu lixo? Estudo sobre a destinação do lixo na zona rural de Cruz Alta/RS- Passo dos Alemães

Autores/as

  • Damaris Kirsch Pinheiro Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-6939-7091
  • Lidiane Deboni Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611702281

Resumen

Muitos são os problemas ambientais ocorridos atualmente, sendo que entre eles está a questão do destino dos resíduos sólidos - o lixo. Sua correta destinação torna-se cada dia mais importante, pois o acondicionamento feito de forma incorreta pode trazer prejuízos ao meio ambiente e a população em geral. Na zona rural, a coleta de lixo muitas vezes é inviável. Por isso, os próprios moradores devem fazer a destinação final. Buscando uma conscientização ambiental através da educação informal, o presente trabalho tem por objetivo identificar o destino que é dado ao lixo doméstico produzido pelas famílias da comunidade de Passo dos Alemães, zona rural da cidade de Cruz Alta, e promover a conscientização ambiental na forma de panfletos distribuídos aos moradores locais. Para isso, foi necessário verificar se os moradores realizam algum tipo de separação dos resíduos, analisar se as técnicas de deposição do lixo na natureza podem de alguma forma, prejudicar o meio ambiente.  A abordagem metodológica foi quantitativa a partir de questionários realizados com moradores locais. Os resultados demonstram que a população que vive nessa comunidade utiliza diversas formas de destinação do lixo na natureza sendo mais comum a utilização de valas ou buracos feito no chão para o depósito do lixo. Um parcela dos moradores deposita o lixo em um lixão desativado da cidade de Cruz Alta. A queima do lixo também foi citada na pesquisa, produzindo com isso gases tóxicos no ambiente.Somente com a criação de novos hábitos pode-se construir uma sociedade mais comprometida com o meio ambiente. A pesquisa destaca também que, sendo os moradores responsáveis pela destinação final do lixo, devem aprimorar suas técnicas de deposição dos resíduos na natureza, considerando seus conhecimentos e saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Damaris Kirsch Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS

Possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas (1992) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Química da Atmosfera, atuando principalmente nos seguintes temas: ozônio atmosférico, radiação ultravioleta, aerossóis e dióxido de nitrogênio atmosférico. Ministra aulas e orienta alunos nos cursos de graduação em Engenharia Química e Meteorologia, Especialização em Educação Ambiental, presencial e à distância, Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente exerce a função de Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Química da UFSM.

Lidiane Deboni, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cruz Alta . Pós- Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua como Agente de Defesa Ambiental - Bióloga da Prefeitura Municipal de Cruz Alta e Professora da rede pública Estadual.

Citas

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21: Ações Prioritárias. 2 ed. Brasília: MMA, 2004.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Manual de Educação para o consumo sustentável. Brasília: MMA, 2005.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Os diferentes matizes da Educação Ambiental no Brasil 1997 – 2007. Brasília: MMA, 2008.

HASS, J. M. A destinação do lixo, do esgoto e dos dejetos nas propriedades rurais – estudo de caso – Comunidade de Poço Preto, Roque Gonzales, RS. II jornada de iniciação científica. Disponível em: < http://www.fepam.rs.gov.br biblioteca/JIC/II/edu/EDAMB001.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2009.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo ano 2000. Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em: 10 de janeiro de 2009.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo ano 2003. Disponível em: <http://ibge.gov.br>. Acesso em: 10 de janeiro de 2009.

JARDIM, N. S.; WELLS, C. (Org.). Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento integrado. São Paulo: IPT: CEMPRE, 1995.

MEDINA, NANA MININI. Formação de multiplicadores para a Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 1, julho/agosto 1999.

NETO, J. O. M. Operação cidade limpa. São Paulo: Limpurb, 1999.

ROUQUAYROL, Maria Zélia. Epidemiologia e Saúde. Rio de Janeiro: Medica e Cientifica- MEDSI, 1994.

SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Guia Pedagógico do lixo. São Paulo: SMA, 2003.

SCARLATO, FRANCISCO CAPUANO. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. (Série Meio Ambiente) São Paulo: Atual, 1992

SILVA, Odair Vieira da. Sistema produtivos, desenvolvimento econômico, e degradação ambiental. Revista Cientifica Eletrônica de Turismo, Garça, ano 4, n. 6, jan 2007.

ZAKRZEVSKI, Sonia B. A educação ambiental nas escolas do campo. Vamos Cuidar do Brasil - Conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: UNESCO, 2007.

Publicado

2010-11-21

Cómo citar

Pinheiro, D. K., & Deboni, L. (2010). O que você faz com seu lixo? Estudo sobre a destinação do lixo na zona rural de Cruz Alta/RS- Passo dos Alemães. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 1(1), 13–21. https://doi.org/10.5902/223611702281

Número

Sección

ARTICLES