A Hermenêutica de Gadamere a prática de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117016372Palabras clave:
Hermenêutica Filosófica, Verdade e Método, Educação Ambiental.Resumen
Este artigo tem como objetivo possibilitar reflexões sobre as relações entre a Hermenêutica, enquanto corrente filosófica, e a prática educativa ambientalmente orientada. Para atingir este objetivo, serão abordadas questões sobre a Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer, que com a obra intitulada Verdade e Método, considerada um marco no pensamento do século XX, influenciou diferentes áreas científicas modernas. Tendo em vista que o campo da Educação Ambiental, por ser ainda um campo emergente, encontra-se em um momento de consolidação teórica, entende-se que a Hermenêutica pode contribuir tanto como fundamento teórico quanto como abordagem na prática diária do fazer Educação Ambiental.
Descargas
Citas
CARVALHO, I.C. de M.; GRÜN, M. Hermenêutica e educação ambiental: o educador como intérprete. In: Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores/ Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Luiz Antonio Ferraro Júnior (org.). - Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.
FLICKINGER, H.G. Gadamer e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
GADAMER, H. G. Verdade e Método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. 9.ed. Campinas: Papirus editora, 2005.
HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
DECLARATION
