A Hermenêutica de Gadamere a prática de Educação Ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117016372

Palabras clave:

Hermenêutica Filosófica, Verdade e Método, Educação Ambiental.

Resumen

Este artigo tem como objetivo possibilitar reflexões sobre as relações entre  a Hermenêutica, enquanto corrente filosófica, e a prática educativa ambientalmente orientada. Para atingir este objetivo, serão abordadas questões sobre a Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer, que com a obra intitulada Verdade e Método, considerada um marco no pensamento do século XX, influenciou diferentes áreas científicas modernas. Tendo em vista que o campo da Educação Ambiental, por ser ainda um campo emergente, encontra-se em um momento de consolidação teórica, entende-se que a Hermenêutica pode contribuir tanto como fundamento teórico quanto como abordagem na prática diária do fazer Educação Ambiental.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lilian Alves Schmitt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Sou Bahcarela em Ciências Biológicas, trabalho como educadora ambiental e atualmente curso o mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Citas

CARVALHO, I.C. de M.; GRÜN, M. Hermenêutica e educação ambiental: o educador como intérprete. In: Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores/ Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Luiz Antonio Ferraro Júnior (org.). - Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

FLICKINGER, H.G. Gadamer e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

GADAMER, H. G. Verdade e Método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. 9.ed. Campinas: Papirus editora, 2005.

HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002.

Publicado

2015-03-31

Cómo citar

Schmitt, L. A. (2015). A Hermenêutica de Gadamere a prática de Educação Ambiental. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1055–1059. https://doi.org/10.5902/2236117016372

Número

Sección

ENVIRONMENTAL EDUCATION