A Hermenêutica de Gadamere a prática de Educação Ambiental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117016372

Mots-clés :

Hermenêutica Filosófica, Verdade e Método, Educação Ambiental.

Résumé

Este artigo tem como objetivo possibilitar reflexões sobre as relações entre  a Hermenêutica, enquanto corrente filosófica, e a prática educativa ambientalmente orientada. Para atingir este objetivo, serão abordadas questões sobre a Hermenêutica Filosófica a partir das idéias de Hans-Georg Gadamer, que com a obra intitulada Verdade e Método, considerada um marco no pensamento do século XX, influenciou diferentes áreas científicas modernas. Tendo em vista que o campo da Educação Ambiental, por ser ainda um campo emergente, encontra-se em um momento de consolidação teórica, entende-se que a Hermenêutica pode contribuir tanto como fundamento teórico quanto como abordagem na prática diária do fazer Educação Ambiental.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lilian Alves Schmitt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Sou Bahcarela em Ciências Biológicas, trabalho como educadora ambiental e atualmente curso o mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Références

CARVALHO, I.C. de M.; GRÜN, M. Hermenêutica e educação ambiental: o educador como intérprete. In: Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores/ Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Luiz Antonio Ferraro Júnior (org.). - Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

FLICKINGER, H.G. Gadamer e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

GADAMER, H. G. Verdade e Método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. 9.ed. Campinas: Papirus editora, 2005.

HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002.

Téléchargements

Publié-e

2015-03-31

Comment citer

Schmitt, L. A. (2015). A Hermenêutica de Gadamere a prática de Educação Ambiental. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1055–1059. https://doi.org/10.5902/2236117016372

Numéro

Rubrique

ENVIRONMENTAL EDUCATION