Análise da viabilidade da proução de hortaliças e ecológicas com base no valor para os consumidores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117016011

Palabras clave:

Investimento, Produtos ecológicos, Valor

Resumen

Este estudo buscou analisar a viabilidade de produção de hortaliças ecológicas com base no valor para os consumidores. O modelo utilizado para a análise aplicada no estudo foi o desenvolvido por Bertolini; Rojo; Lezana (2012), composto de seis etapas: a) identifcar o valor para os consumidores dos produtos ecológicos; b) levantar a previsão da compra do produto ecológico e sua relação de preço; c) identificar a periodicidade de consumo e do preço projetado pelos consumidores; d) determinar o volume de investimentos para a fabricação de produtos ecologicamente corretos; e) projetar o retorno financeiro dos produtos ecologicamente corretos e, por fim e) analisar a proposta de investimentos em produtos ecologicamente corretos. A pesquisa, de caráter quantitativo, foi aplicada a 501 consumidores do produto em sua produção convencional em um supermercado da Região da Vila A, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. Os resultados da pesquisa revelam que os consumidores valorizam a oferta do produto ecológico com caracteristíca orgânica, entretanto, verificou-se que os sujeitos da pesquisa não estão dispostos a pagar pelo produto se tiver um custo muito elevado. Conclui-se que, embora os custos de produção sofram um acréscimo de 20%, a projeção de valores aceitáveis para o consumidor absorve estes custos, pois os valores unitários dos produtos são relativamente baixos, o que permite ao consumidor optar pelos produtos orgânicos.

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Biografía del autor/a

Adriana Sousa Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, servidora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Foz do Iguaçu, Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300. CEP 85870-650.
Foz do Iguaçu - PR, (45) 3576-8105

Daniel Teotonio do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, servidor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1842 - Vila A, Edifício Comercial Lorivo | CEP: 85866-000 - Foz do Iguaçu - PR, (45) 3529-2800

José Henrique Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, servidor do Instituto Federal do Paraná – campus de Foz do Iguaçu, Av. Araucária, 780 - Vila A, Região Norte, Foz do Iguaçu - PR, (45) 3422-5300

Leonor Venson Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, R. Castelo Branco, 349 - Centro, Foz do Iguaçu - PR, 85852-010, (45) 3523-6900

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do curso de Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

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Publicado

2015-03-31

Cómo citar

Lima, A. S., Nascimento, D. T. do, Oliveira, J. H., Souza, L. V., & Bertolini, G. R. F. (2015). Análise da viabilidade da proução de hortaliças e ecológicas com base no valor para os consumidores. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 775–793. https://doi.org/10.5902/2236117016011

Número

Sección

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT