Análise da viabilidade da proução de hortaliças e ecológicas com base no valor para os consumidores
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117016011Schlagworte:
Investimento, Produtos ecológicos, ValorAbstract
Este estudo buscou analisar a viabilidade de produção de hortaliças ecológicas com base no valor para os consumidores. O modelo utilizado para a análise aplicada no estudo foi o desenvolvido por Bertolini; Rojo; Lezana (2012), composto de seis etapas: a) identifcar o valor para os consumidores dos produtos ecológicos; b) levantar a previsão da compra do produto ecológico e sua relação de preço; c) identificar a periodicidade de consumo e do preço projetado pelos consumidores; d) determinar o volume de investimentos para a fabricação de produtos ecologicamente corretos; e) projetar o retorno financeiro dos produtos ecologicamente corretos e, por fim e) analisar a proposta de investimentos em produtos ecologicamente corretos. A pesquisa, de caráter quantitativo, foi aplicada a 501 consumidores do produto em sua produção convencional em um supermercado da Região da Vila A, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. Os resultados da pesquisa revelam que os consumidores valorizam a oferta do produto ecológico com caracteristíca orgânica, entretanto, verificou-se que os sujeitos da pesquisa não estão dispostos a pagar pelo produto se tiver um custo muito elevado. Conclui-se que, embora os custos de produção sofram um acréscimo de 20%, a projeção de valores aceitáveis para o consumidor absorve estes custos, pois os valores unitários dos produtos são relativamente baixos, o que permite ao consumidor optar pelos produtos orgânicos.Downloads
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