A consciência ecológica e as atitudes de consumo de status

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015778

Palabras clave:

Consumo de status, Consciência ecológica, Survey.

Resumen

Uma questão recorrente nos estudos que tentam identificar o perfil do consumidor é a ausência de relação entre consciência ecológica e o comportamento de consumo de status. Nesta perspectiva, este estudo visa analisar a consciência ecológica e a propensão ao consumo de status. A pesquisa partiu de uma abordagem quantitativa e descritiva, operacionalizada por meio de uma survey com 253 internautas dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Os resultados mostram que os entrevistados, de uma forma geral, têm alto grau de consciência ecológica, mostrando-se, contudo, pouco propensos ao consumo de status. Infere-se, a partir do pressuposto do trabalho, que ambos comportamentos não são complementares, sendo que quanto maior a consciência ecológica do indivíduo menor a sua propensão ao consumo de status.

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Biografía del autor/a

Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre em Administração e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Administração. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rosiane Oswald Flach, Faculdade de Itapiranga, Itapiranga, SC

Mestre em Administração. Professora do Curso de Administração da Faculdade de Itapiranga (FAI).

Larissa Back, Faculdade de Itapiranga, Itapiranga, SC

Graduada em Administração pela Faculdade de Itapiranga (FAI).

Citas

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Publicado

2015-07-27

Cómo citar

Hahn, I. S., Scherer, F. L., Flach, R. O. ., & Back, L. (2015). A consciência ecológica e as atitudes de consumo de status. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(1), 139–151. https://doi.org/10.5902/2236117015778

Número

Sección

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT

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