A relação da educação ambiental com as aulas de campo e o conteúdo de biologia no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117014799Palabras clave:
Interdisciplinaridade, percepção ambiental, escola.Resumen
A pesquisa teve como objetivo analisar a relação das aulas de campo com o conteúdo formal de Ciências com os alunos do ensino médio de uma escola particular de Porto Velho-RO que atende o ensino médio em dois turnos. O intuito da intervenção foi identificar elementos que indicassem mudanças da visão dos estudantes sobre o meio ambiente, bem como discutir a importância da saída de campo para o aprendizado dos mesmos. Após subsidiar os alunos com os conhecimentos básicos em sala de aula, foi realizada uma saída de campo no Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), no município de Candeias do Jamari, que é uma região de relevante interesse para a conservação e preservação ambiental, bem como por trabalhar áreas temáticas relacionadas à água, uso do solo, mata ciliar, biomas, sustentabilidade e preservação de nascentes. No BPA, funciona o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro Educação Ambiental (CEA) que realiza atividades de sensibilização e orientação ambiental. A partir da interação com os alunos, na temática ambiental, considerou-se que houve uma evolução significativa na forma que percebem o ambiente e sua influência no mesmo. O estudo in loco de alguns conteúdos melhorou o aprendizado pelo fato de colocar o aluno diretamente em contato com o seu objeto de estudo.
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