Delimitação e monitoramento vegetativo da bacia hidrográfica do Lajeado Chiquinha
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117011103Palabras clave:
Preservação, Monitoramento, Bacia HidrográficaResumen
A agricultura, pecuária e indústria são atividades econômicas, que necessitam de grandes áreas, onde o desmatamento é a primeira consequência negativa para o ambiente, onde o estudo e o manejo integrado das bacias hidrográficas são os únicos caminhos a serem seguidos para o diagnóstico bem como a recuperação ambiental dessas unidades, conduzindo ao equilíbrio dos ecossistemas ali existentes. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é a delimitação da Bacia Hidrográfica do Lajeado Chiquinha através do software Quantum GIS (QGIS), aliado a utilização de imagens do software Google Earth para o monitoramento da vegetação através de análise temporal. Utilizou-se a ferramenta chamada imagens históricas do Google Earth para fazer a análise temporal da presença de vegetação no entorno do lajeado, acompanhando assim as mudanças ocorridas durante períodos específicos de tempo. A ausência de vegetação ao longo de toda a extensão do percurso do lajeado, além de estar em desacordo com as exigências previstas em lei, diminui a preservação do local e a manutenção da biodiversidade, afetando também as taxas de infiltração no solo e o escoamento superficial.Descargas
Citas
ATTANASIO, C. M. Planos de manejo integrado em microbacias hidrográficas com uso agrícola: uma abordagem hidrológica na busca da sustentabilidade. 2004. 193 p. Tese (Doutorado em Recursos Florestais) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" Universidade de São Paulo, Piracicaba. 2004.
BERNARDI, I. P.; TEIXEIRA, E. M.; JACOMASSA, F. A. F. Registros relevantes da avifauna do ALTO URUGUAI, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. BIOCIÊNCIAS, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 134-137, jul. 2008.
BORGHETTI, NADIA RITA BOSCARDIN, BORGHETTI, JOSÉ ROBERTO, ROSA FILHO, ERNANI FRANCISCO DA. AQÜÍFERO GUARANÍ Edição on-line 214 Páginas. Disponível em: <http://www.oaquiferoguarani.com.br/index_02.htm>.
CARVALHO, N. de O. Hidrossedimentologia Prática. Rio de Janeiro: Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais, 2000. 372p.
CORSEUIL, C. W. Técnicas de geoprocessamento e de análise de multicritérios na adequação de uso das terras. 2006. 101 f. Tese (Doutorado em Agronomia/Energia na Agricultura)-Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2006.
DONADIO, N. M. M., et al. Qualidade da água de nascentes com diferentes usos do solo na bacia hidrográfica do córrego rico, São Paulo, Brasil. Engenharia Agrícola. Jaboticabal, v. 25, n. 1, p. 115-125, jan-abr. 2005.
OTTONELLI, M. Diagnóstico da qualidade da água do rio Chiquinha, município de Frederico Westphalen, RS, a partir do estudo de Diatomáceas. 2005. 52f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen, 2005.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FREDERICO WESTPHALEN. Grupo de Trabalho PMSB-FW. Plano Municipal de Saneamento Básico de Frederico Westphalen/RS. Frederico Westphalen, 2011.
ROCHA FILHO, J.; PRIMAVESI, O. Aplicação do SIG-IDRISI para Estudo e Classificação das Áreas de Proteção dos Recursos Naturais na Fazenda Canchim (EMBRAPA São Carlos – SP). In: II Simpósio de Usuários IDRISI, II., 1997, Campinas. Caderno de Resumos... Campinas: UNICAMP/FEAGRI. FPE/Faculdade de Agronomia “Manoel Carlos Gonçalves” e EMBRAPA/CNPTIA, 1997. p. 5-7.