Ressignificando o ensino de doenças contagiosas com uma abordagem experimental em uma feira de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117010985Palabras clave:
Feira de Ciências, Atividade, Experimental, Educação Básica, EpidemiaResumen
O presente trabalho apresenta considerações sobre uma atividade prática realizada em uma Feira de Ciências promovida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, no subprojeto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria-Palmeira das Missões. A abordagem, de caráter experimental, ocorreu para demonstrar como ocorre uma epidemia à alunos da 6ª série [7º ano] de uma escola da rede básica de ensino no município de Palmeira das Missões-RS. A apresentação dos resultados do experimento na Feira foi realizada pelos próprios estudantes onde o envolvimento e integração dos educandos na atividade foi decisivo para o bom desempenho do trabalho. O enfoque diferenciado dado ao ensino das doenças contagiosas serviu para aliar conceitos teóricos à prática e ressignificar as concepções de que ambientes não-formais de ensino como por exemplo as feiras de ciências, também constituem um espaço socializador e significativo para a difusão dos temas relacionados à área de Ciências.
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